Obras estruturais envolvem, entre outras coisas, mobilidade urbana, combate às enchentes, a construção de moradias e de unidades de Saúde e Educação
Mobilidade urbana, combate às enchentes, construção de moradias, novas unidades de Saúde e Educação e a reforma de antigas. Em todas essas áreas, a Prefeitura investe pesado e são muitas as frentes de obras espalhadas pela cidade.
Já está em construção o corredor de ônibus Leste-Oeste, que vai ligar a Praça dos Bombeiros, no Jardim Irajá, à Estrada Samuel Aizemberg, na divida com Diadema. Com 13 quilômetros, o projeto do corredor prevê a duplicação de vias importantes, como a própria Samuel Aizemberg e a Avenida José Odorizzi.
Ainda como parte do projeto, dois viadutos estão em construção. Um que passa sobre a Avenida Robert Kennedy e segue pela José Odorizzi, próximo ao Clube Mesc, no Assunção. E outro sobre a Praça dos Bombeiros, ligando as avenidas Rotary e Luiz Pequini. O investimento total é de R$ 400 milhões.
Para combater as enchentes, a Prefeitura está implementado em toda São Bernardo o Programa Drenar. Uma das obras é o piscinão do Paço Municipal, que segue acelerada. Com o tamanho de dois campos de futebol, ele terá capacidade para armazenar cerca de 200 milhões de litros de água. O trabalho, que inclui a construção de canal para ligar o piscinão à galeria na Avenida Aldino Pinotti e outras obras complementares, também é feito de noite.
Educação e Saúde
Para melhorar ainda mais a qualidade da educação oferecida às crianças, a Prefeitura está construindo oito novas creches: nos bairros Parque São Bernardo, Riacho Grande, Jardim Represa, Jardim Nazareth, Jardim Silvina, Jardim Farina e duas no Ferrazópolis.
Na Saúde, está transformando os antigos Ambulatório de Especialidades Médicas I, no Centro, e o Centro Regional de Especialidade do Alvarenga em policlínicas.
Com a ampliação, a unidade do Centro irá oferecer consultas em 25 especialidades médicas e realizar 12 tipos de exames. Na Policlínica do Alvarenga será ampliado o número de consultórios, de 39 para 52, assim como o espaço reservado ao atendimento multiprofissional, com a instalação de ginásio de fisioterapia e de reabilitação cardiopulmonar.
Também estão sendo executadas obras de ampliação e reforma da UBS Leblon, que dobrará de tamanho, passando de 455 para 977 metros quadrados.
Habitação
Além de todas essas obras estruturantes, a habitação segue sendo uma das prioridades da Administração. Desde 2009, já foram entregues 4.046 moradias. Outras 1.087 estão em construção no Alvarenga, Parque São Bernardo, Silvina Audi e Capelinha/Cocaia.