Piscinão do Paço, que terá capacidade para armazenar 200 milhões de litros de água, foi visitada por lideranças comunitárias, que também conheceram Central de Materiais Recicláveis
“Quem passa ao redor não tem a dimensão do tamanho dessa obra e nem do quanto ela é importante para nossa cidade.” Essa foi a impressão do estudante Gabriel Silvestre de Sousa, morador da Vila Antunes, que junto com outros munícipes e lideranças comunitárias, visitou as obras de drenagem que estão em andamento no Paço Municipal e que fazem parte do Drenar, programa de combate às enchentes em São Bernardo que prevê intervenções em vários pontos da cidade.
Durante a visita, o secretário de Serviços Urbanos, Tarcisio Secoli, deu detalhes sobre a tecnologia utilizada na construção do piscinão e das galerias, bem como sobre a capacidade de armazenamento de água e todo o cronograma das obras.
Gabriel, que faz curso técnico em logística na ETE Lauro Gomes, ao lado do Paço Municipal, já presenciou por diversas vezes alagamentos e enchentes na região central causados pela chuva. Para ele, as obras do Drenar, quando finalizadas, solucionarão de uma vez por todos esses transtornos que ocorrem todos os anos e prejudicam a população.
Com a parceria do Governo Federal, estão sendo investidos mais de R$ 300 milhões para a construção do piscinão na área do Paço Municipal e de galerias de águas pluviais na Avenida Aldino Pinotti e Rua Jurubatuba. A obra vai beneficiar toda a cidade, que convive durante décadas com os problemas gerados pelas inundações.
O reservatório do Paço terá profundidade equivalente a um prédio de sete andares, capacidade para reter 200 milhões de litros de água da chuva e vai ocupar área aproximada de dois campos de futebol.