PEN apoia a pré-candidatura de Gilberto Costa a prefeito de São Caetano

No início do mês de agosto, logo após a divulgação do DGABC pesquisas sobre a corrida pelo Paço de São Caetano em 2016, Gilberto Costa reuniu-se com a Executiva Nacional e Estadual do Partido Ecológico Nacional (PEN51), na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

Em síntese, segundo pesquisas eleitorais, Gilberto Costa consolida o terceiro lugar, repetindo o mesmo resultado da primeira sondagem eleitoral feita em fevereiro deste ano; empata, tecnicamente, no segundo lugar, com o atual prefeito; destacando-se com o menor índice de rejeição entre os três primeiros colocados.

Na análise de voto espontâneo, temos um levantamento de 10,8% que vão votar branco, nulo ou em ninguém e 69,1% ainda não sabem em quem votar em outubro, isto significa 79,9% de “potenciais eleitores”.

Já, no outro panorama projetado na pesquisa estimulada, 18,5% indicaram que vão votar branco, nulo ou em ninguém e 4,5% disseram que ainda não sabem em quem votar, nas próximas eleições, ou melhor, 23% de “possíveis eleitores”.

O primeiro e segundo líderes na pesquisa, oscilaram negativamente comparados a sondagem anterior, enquanto Gilberto Costa manteve o mesmo percentual desde o início do ano.

Outro ponto importante que o PEN observou são os índices de rejeição. A rejeição é um dos indicadores fundamentais da pesquisa, pois mostra um percentual do eleitorado que não votaria de jeito nenhum no candidato. Quem tem mais está muito dificultoso no processo eleitoral.

Se somarmos a rejeição dos dois primeiros colocados, chegamos a um percentual de 56,3%, ou seja, mais da metade da população não votaria neles de jeito nenhum. Do outro lado, Gilberto Costa surge com apenas 10% de rejeição e mais chances de atrair eleitores.

Com base em todos esses levantamentos, o PEN Nacional e Estadual sugere que o Presidente Municipal Gilberto Costa siga com a sua pré-candidatura a prefeito de São Caetano, pois possui alto potencial de crescimento e mais chances de ganhar novos eleitores.