Ex-jogador de vôlei, Maurício se encontrou com cerca de 50 jovens que fazem parte das equipes de base de São Bernardo; ação faz parte do programa ‘Cidade Responsável’
O secretário de Esportes e Lazer de São Bernardo do Campo, recebeu na tarde de quarta-feira (26), o levantador Maurício Camargo Lima, ex-jogador da seleção brasileira de vôlei e bicampeão olímpico em Barcelona (92) e Atenas (04). O ex-atleta conversou com mais de 50 jovens que fazem parte das equipes de base da cidade em diversas modalidades esportivas.
O encontro com os jovens faz parte do programa ‘Cidade Responsável’, que tem o objetivo de evitar o consumo de álcool por menores de 18 anos. A iniciativa é resultado de parceria entre a Prefeitura de São Bernardo e a Associação Brasileira da Indústria da Cerveja (CervBrasil).
No encontro, Maurício revelou que, antes de ir para o vôlei, praticava natação e jogava basquete. “Eu me encontrei no vôlei. Comecei como atacante, mas a rede foi ficando mais alta e tive que me adaptar, procurar outra função, e virei levantador.”
Se dirigindo aos jovens, ele disse que as dificuldades e decepções são naturais na vida, e devem servir como mola para alcançar novas metas. “O que tem que nos motivar são os nossos objetivos. Trabalhar com dedicação, disciplina e planejamento em tudo que fizermos, seja no esporte, na escola ou no emprego.”
Maurício também falou sobre a importância da educação. “Pretendo, apesar da idade, terminar minha faculdade de educação física. A nossa capacidade de tomar decisões é muito maior quando estudamos, porque convivemos com outras questões, que tornam nosso raciocínio rápido.”
Títulos – Mauricio recebeu 30 títulos pela Seleção Brasileia de Vôlei, 21 de clubes, 12 prêmios nacionais e internacionais – incluindo o de melhor jogador do mundo, em 1995 -, e participou de 38 campeonatos internacionais, o que inclui cinco Olimpíadas e quatro Mundiais.