Nesta semana, o Vereador e Líder do Governo da Câmara Municipal, Jorge Salgado, protocolou um projeto de lei para que as academias situadas no município de São Caetano do Sul, disponibilizem aparelhos acessíveis para as pessoas com mobilidade reduzida e com baixa estatura.
O objetivo desta iniciativa, é proporcionar o bem estar, bem como, propiciar acessibilidade total às pessoas com mobilidade reduzida e com baixa estatura, que sofrem por não terem equipamentos que atendam às suas necessidades.
A vida social de uma forma geral não é totalmente adaptada para os anões, como também, não é para os que possuem dificuldade de locomoção, enfim, estas pessoas acabam sofrendo um pouco mais para se adaptarem à vida social.
São exemplos desta falta de adaptação o formato dos banheiros, a altura dos telefones públicos, caixas de banco, degraus, corrimãos, enfim, uma infinidade de itens. Além disso, há também a discriminação pela sua aparência física através de piadas, recusas de emprego, etc.
“Aparelhos adaptados ajudam que as pessoas com mobilidade reduzida sejam incluídas em atividades comuns e socializantes. Fazer exercícios, entretanto, é fundamental para a reabilitação física e psicológica de quem tem limitações de movimento” ressalta o Vereador.
Deste modo, este projeto é essencial para a inclusão social, principalmente por se tratar de exercícios físicos que podem contribuir com a saúde dos munícipes.