A Lei nº 5.339 de 09 de setembro de 2015, visa conscientizar e orientar a população sobre o autismo. O projeto de lei do Vereador e Líder do Governo, Jorge Salgado, foi promulgado na quarta-feira (09).
A Lei reconhece como direitos do autista, entre outras coisas, o acesso ao tratamento, à educação, a ensino profissionalizante e a inclusão no mercado de trabalho.
O autismo é uma disfunção global do desenvolvimento, ou seja, é uma alteração que afeta a capacidade de comunicação do indivíduo, de socialização (estabelecer relacionamentos) e de comportamento.
Algumas crianças, apesar de autistas, apresentam inteligência e fala intactas, outras apresentam sérios problemas no desenvolvimento da linguagem. Alguns parecem fechados e distantes, outros presos a rígidos e restritos padrões de comportamento. Atualmente já há a possibilidade de detectar a síndrome antes dos dois anos de idade em muitos casos.
Certos adultos com autismo são capazes de ter sucesso na carreira profissional. Porém, os problemas de comunicação e socialização causam, frequentemente, dificuldades em muitas áreas da vida. Adultos com autismo continuarão a precisar de encorajamento e apoio moral na sua luta para uma vida independente. Pais de autistas devem procurar programas para jovens adultos autistas bem antes dos seus filhos terminarem a escola.
“O Município junto as instituições em defesa dos autistas e juntamente com a mídia são instrumentos de divulgação de informações, diminuição do preconceito e apoio à inclusão social, com respeito, dignidade e exercício de cidadania!” destaca o Vereador.
De acordo com essas informações, é que o vereador Jorge Salgado pretende conscientizar nossos munícipes, para que saibam cuidar da forma mais adequada possível das pessoas autistas.