Por conta de sua reconhecida infraestrutura esportiva e capacidade para sediar grandes eventos e de receber atletas, São Bernardo se colocou à disposição do governo do Estado para receber a edição deste ano dos Jogos Abertos do Interior. O assunto foi discutido na tarde do último dia 18 durante reunião no Paço Municipal entre o prefeito Luiz Marinho e o secretário estadual de Esporte, Lazer e Juventude, Jean Madeira. Segundo esse último, o pedido ocorreu porque a Justiça determinou que o evento não poderá mais acontecer em Ribeirão Preto, como estava programado, em razão de inadequações nas escolas daquela cidade.
Conforme explicou o secretário municipal de Esportes e Lazer de São Bernardo, José Alexandre Devesa, para que a cidade receba os jogos, o Estado terá de dizer se as escolas estaduais (são 78 no município) terão condições de alojar as delegações sem atrapalhar o calendário escolar, visto que poderá ocorrer reposição de aulas por conta da greve de professores este ano.
Jean Madeira disse que se reunirá com o secretário de Educação do Estado, Herman Voorwald, para discutir o entrave e que nos próximos dias dará uma resposta ao município. “Não queremos atrapalhar o calendário escolar e pedimos o apoio de São Bernardo porque é uma cidade que respira esporte e sempre promove os eventos com maestria.”
Outro ponto de preocupação de José Alexandre é em relação à data para realização do evento, anteriormente previsto para acontecer entre 26 de outubro e 7 de novembro e que agora poderá ocorrer nas duas últimas semanas de novembro ou entre a última de novembro e as duas primeiras de dezembro. “O fato é que, em ano de eleição, o evento acontece em novembro. Quando não, é feito em outubro e, nesse caso, as cidades fazem os contratos com atletas até o fim de outubro. Acredito que muitas delas terão dificuldades para prorrogar os contratos. Com isso, pode ser que o número de cidades e atletas participantes diminua”, destacou.
Segundo José Alexandre, 259 cidades estão classificadas para participar dos jogos. Assim, o evento reuniria cerca de 20 mil pessoas, entre atletas, dirigentes e pessoal de apoio técnico. “Só vamos fazer se tivermos as garantias do Estado, como por exemplo, o uso das escolas estaduais. No entanto, a cidade tem plenas condições de receber as delegações em espaços como o Cenforpe (Centro de Formação dos Profissionais da Educação)”, destacou.
Ainda de acordo com o secretário de Esportes e Lazer de São Bernardo, assim que tiver as garantias do Estado o município terá 40 dias para fazer o edital para sediar os Jogos. “Dadas essas garantias, temos plenas condições de promover 90% das modalidades com excelência, mesmo com alguns dos nossos espaços em reforma, como uma das canchas de malha.”
Caso as competições aconteçam mesmo em São Bernardo, o Estado fará R$ 1,6 milhão em repasses para bancar, entre outros custos, os de logística e alimentação.
Conhecida como Olimpíada Caipira, os Jogos Abertos do Interior reúnem os maiores atletas profissionais do Estado nas principais modalidades esportivas. Neste ano, São Bernardo foi campeã, pela quinta vez, dos Jogos Regionais. Esse foi o terceiro ano consecutivo que o município conquistou o título. Desde 2009, foram quatro conquistas. A cidade também ganhou três vezes os Abertos.