Veteranos e juvenis ocupam os tabuleiros de xadrez neste sábado

Os campeonatos, gratuitos, são oportunidade para os enxadristas garantirem vaga para o 31º Campeonato Oficial de São Bernardo

A Secretaria de Espores e Lazer de São Bernardo do Campo promove neste sábado (17) dois campeonatos importantes para os enxadristas da região: o Juvenil, para jogadores entre 15 e 20 anos, e o de Veteranos, para os com mais de 50 anos. As duas competições têm o apoio da Liga de Xadrez (LXSBC) e serão disputadas na sede da liga.

A inscrição é gratuita e deverá ser feita pelo e-mail ricardocriez@hotmail.com ou na própria LXSBC (Rua Olavo Bilac, 240 – Estádio 1º de Maio – Vila Euclides) no dia da competição, em até 15 minutos antes da primeira rodada. Os interessados poderão tirar dúvidas sobre a competição com o professor Ricardo Criez, pelo telefone 9.9633-9607.

Os dois campeonatos terão início às 14h (no sábado) e serão realizados em cinco rodadas, sendo três no sábado e duas no domingo, a partir das 14h30. Além disso, a competição conta pontos para o ranking LXSBC e vale vaga para o 31º Campeonato Oficial de São Bernardo do Campo, que será realizado em novembro.

O jogos serão disputados pelo sistema Suíço de emparceiramento, e será permitido um bye ausente (quando um jogador fica sem oponente) – exceto na quinta e última rodada –, desde que comunicado ao árbitro com antecedência. Nessa condição, o jogador levará a metade dos pontos em disputa (0,5 – meio ponto). O ritmo de jogo será de 45 minutos nocaute para cada jogador.

No Juvenil, o campeão recebe troféu, mas serão entregues medalhas até o 6º colocado. Já no Veterano, que recebe o nome 2º Troféu Edson-Milton Eto, o campeão e vice recebem troféus, enquanto os participantes até a 6ª colocação levam medalhas.

Edson-Milton Eto – A competição presta homenagem aos irmãos Edson Eto e Milton Eto, ambos ex-campeões municipais, que iniciaram ainda crianças a prática do xadrez em São Bernardo, no fim dos anos 1960, sob a orientação do mestre internacional (MI) Hélder Câmara. Durante décadas, Edson e Milton Eto contribuíram para o desenvolvimento da modalidade no município, além de terem representado a cidade na disputa de Jogos Regionais e Jogos Abertos do Interior, com a conquista de várias medalhas.