Meta é reduzir acidentes em até 35%; ação começou em novembro, terá duração de um ano e visa conscientizar motociclistas
Com a meta de reduzir em até 35% o número de acidentes entre os motociclistas, a Prefeitura de São Bernardo iniciou neste mês campanha de prevenção e segurança no trânsito. Com duração de um ano, estão previstas, entre outras atividades, palestras, cursos e blitz de orientação nos bolsões de estacionamento das principais vias da cidade.
A realização da campanha leva em conta o crescente número de motos que circulam pelo município, o que pode acarretar mais acidentes. De acordo com o Departamento de Educação para o Trânsito da Prefeitura de São Bernardo, no ano passado a frota era de 74.579 motocicletas e motonetas; em 2013 eram 71.223 unidades. Em relação ao número de acidentes, São Bernardo contabilizou 1.210, sendo oito casos fatais, sem considerar aqueles que deixaram sequelas graves.
Com o mote ‘Capacete =Vida não tire esta ideia da cabeça’, o material da campanha vai enfatizar o uso de capacete com a viseira fechada e com refletivos; respeitar os limites de velocidade nas vias; respeitar a sinalização; não invadir as faixas de pedestres no vermelho; usar roupas adequadas e de cores claras; e fazer manutenções periódicas nas motos.
Como o mesmo objetivo, de evitar acidentes no trânsito e proteger a vida, a Prefeitura realizou neste ano diversas outras ações, como o Maio Amarelo e o Travessia Segura.