“É o fim do sofrimento e início de uma nova etapa na vida da minha família graças ao empenho do prefeito em garantir uma morada digna para a gente.” Com essa frase a diarista Mari Ramos Rodrigues, 43 anos, resumiu seu sentimento com a mudança para o novo lar. Ela é uma das 172 famílias que receberam das mãos do prefeito Luiz Marinho as chaves das unidades habitacionais entregues no Pq. S. Bernardo.
Com essa entrega, sobe para 584 o número de famílias beneficiadas e para 4.218 residências entregues na cidade pela Administração desde 2009.
O total de apartamentos no bairro é de 778, contratados no projeto de urbanização integrada do Parque São Bernardo, Alto da Bela Vista e Novo Parque. O projeto – objeto de contratos firmados com o governo federal por intermédio da Caixa Econômica Federal, no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e com o governo do Estado (CDHU) – preconiza a urbanização integrada e regularização fundiária dos assentamentos dos locais acima citados.
Em função do equacionamento e de seu financiamento, a obra foi dividida em três etapas, sendo que a primeira já foi concluída. A segunda e terceira etapas, que estão em andamento, contemplam a consolidação por urbanização e regularização de 1.763 moradias, por meio de implantação de infraestrutura e a produção das moradias para reassentamento de famílias residentes em áreas de risco ou de unidades precárias que não são consolidáveis. No total, tem-se 3.123 famílias atendidas, já que além das famílias beneficiadas com as moradias, outras 582 serão atendidas com a regularização fundiária das unidades que receberam obras de urbanização na primeira etapa.