Década de 80. Jovens no auge da adolescência. Sexo, drogas e rock n’ roll.
Estes são os principais ingredientes do filme Califórnia, dirigido pela digníssima Marina Person, ex VJ da MTV. Person já havia dirigido um documentário sobre seu pai, Luis Sérgio Person, mas se aventurou pela primeira vez na ficção e convenceu.
Califórnia conta a história de Estela (ou Teka) (Clara Gallo), adolescente entre seus 16 e 17 anos, fã de David Bowie e que sonha em ir pra Califórnia passar uns dias com seu tio Carlos, interpretado competentemente por Caio Blat. Em meio a este sonho, Teka enfrenta os típicos problemas de adolescentes: descobrimentos, paixões, desilusões, conflitos com os pais e consigo mesma. A volta inesperada do tio, que retornara do Estados Unidos adoecido, acaba frustrando os sonhos da garota de viajar.
Com uma ambientação bem convincente dos anos 80, Marina Person nos entrega um filme totalmente voltado ao público jovem, porém, que também dialoga com a juventude atual, mostrando conflitos que eternamente farão parte da adolescência, captando-os com muita competência. Com toda certeza, você se identificará ao menos com uma das situações apresentadas no filme.
Um dos pontos abordados pela diretora é a novidade da AIDS (na época que é passado o filme), que ao mesmo tempo abordada de maneira sutil, vem de forma bem direta. Em palavras da própria Marina, a ideia é alertar novamente a população que não da mais tanta importância para a doença como antigamente, pegando carona em recente divulgação que o número de infectados no Brasil cresceu nos últimos anos.
O grande charme de Califórnia é a impecável trilha sonora; me arrisco a dizer que é uma das melhores que vi na vida, que vai desde o rock nacional que era febre na época, como Titãs, Metrô, Blitz; até o famoso “anos 80”, que vai de The Smiths, Joy Division, The Cure e, logicamente, David Bowie. Grande vitória para o cinema nacional, que conseguiu os direitos para tocar todas estas músicas que, de acordo com Marina, foram bem difíceis de conseguir. A gente agradece.
Califórnia estreiou nos cinemas no dia 3 de dezembro e promete atingir as expectativas criadas. Não deixe de seguir o Artescétera nas redes sociais Facebook, Twitte