Jogos Escolares de SBC reúnem 8 mil atletas disputando 16 modalidades

Abertura da 46ª edição da competição foi realizada no Ginásio Vitório Zanon, o Baetão

Ginastas se apresentam na abertura dos Jogos Escolares

O Ginásio Vitório Zanon, o ‘Baetão’, sediou ontem, (31), a abertura da 46ª edição dos Jogos Escolares de São Bernardo do Campo. Com 58 escolas inscritas, sendo 24 da rede estadual, 33 da rede particular e uma da rede municipal, a competição deste ano contará com a participação de cerca de 8 mil atletas. A tocha olímpica que marcou o início do torneio foi conduzida pela jogadora central de vôlei do São Bernardo Renata Colombo, a Renatinha.
O torneio, que terminará em 28 de setembro, inclui disputas no basquete, vôlei de quadra e de areia, handebol, futebol society, futsal, judô, natação, atletismo, dama, xadrez e tênis de mesa (individual e em equipe), ginástica artística e rítmica e bad minton.
“É importante difundir os esportes dentro das escolas que passam a ser um núcleo de transformação cultural e, por meio desta prática, é possível proporcionar uma integração social entre os alunos e difundir valores como o respeito mutuo, o espírito esportivo e a educação. Acredito ainda que uma competição como esta pode se tornar a porta de entrada para o esporte profissional para estes alunos”, disse o secretário de Esportes, Eduardo Tadeu Costa.
Os palcos das disputas serão o Ginásio Poliesportivo, os centros recreativos e esportivos (CRE) do Jerusalém, do Alves Dias, da Paulicéia e do Planalto, Campo de Futebol do Baetão, Ginásio do Baetinha, Campo de Futebol do Nova Petrópolis (quadra de vôlei de areia), Estádio 1º de Maio, Associação do Funcionário Público de SBC, Acrepa, Camp SBC, Ginásio da Emeb Neusa Basseto, Pista de Atletismo da FEI, Golden Ball, Meninos F.C. e Mesc.
História – Durante os festejos do 412º aniversário de São Bernardo do Campo, realizados entre 14 e 28 de agosto de 1965, o esportista Otávio Edgar de Oliveira, o Darzinho, propôs a realização do I Torneio Colegial, que teve seu início com a participação de 416 atletas. A partir da década de 80, a competição passou a se chamar Jogos Escolares.