O Projeto CO é um grupo de dança que trabalha na criação de performances e intervenções para espaços urbanos com o objetivo de ativá-los sensorialmente. A poética do grupo se estrutura pela criação de imagens e de paisagens coreográficas buscando realçar as relações processadas entre corpo e ambiente em diferentes situações. Com o projeto Díptico das Multidões, contemplado pelo edital PROAC 04/2015 do Governo do Estado de São Paulo, o Projeto Co – Cia de Dança em Espaço Urbano, se prepara para a criação de um novo espetáculo e convida a população do ABC Paulista para participar de experimentos do seu processo de criação. O primeiro deles, é uma série de caminhadas pelas ruas da cidade de São Bernardo.
Quem explica um pouco sobre a ação é Paula Petreca, coordenadora do projeto: “Essa é uma ação de relacionamento com a população local, aonde vamos realizar pequenas danças em espaços históricos da cidade, criando um circuito na região central de São Bernardo, que percorreremos a pé, mesclando uma visita guiada pelos patrimônios da Rua Marechal Deodoro. Utilizaremos propostas de exploração sensível dos lugares (estimularemos os sentidos do paladar e olfato com uma proposta de pic nic, a visão com uma proposta de observação dos trajetos e o tato e a audição com uma proposta performativa). A ideia é mesclar passado e presente numa narrativa dançada, que percorre a principal rua de nossa cidade, o antigo caminho do mar.”
Como parte da pesquisa de criação de seu novo espetáculo o Projeto Co, realizará nos meses de março e abril uma série de visitas guiadas pela Rua Marechal Deodoro, em São Bernardo do Campo, convidando a todos interessados pela memória e o cotidiano do lugar, a explorá-lo sensorialmente.
Propondo dois roteiros de visitação, o grupo pretende ativar o olhar dos participantes dos passeios para a história desta, que é a rua mais antiga da cidade, fazendo também relações com curiosidades trazidas por moradores, comerciantes e passantes que habitam esta rua hoje.
Não é a primeira vez que essa companhia leva dança para a cidade. Desde 2010, toda a pesquisa do grupo é voltada para a relação do corpo com o espaço urbano, considerando, sobretudo o modo como os corpos se movem moldados pela arquitetura, e também a forma como a relação entre as pessoas que transitam cotidianamente pelas ruas, pode adensar o sentido das obras de arte.
Quem coordena o projeto é a bailarina Paula Petreca, que realizou trabalhos importantes em Lisboa – Portugal (2008 a 2012), como a fundação de uma plataforma de criação de dança para espaços públicos, chamada Projeto Co, propondo o desenho em tempo real de uma coreografia a partir da interação com o espaço arquitetônico, sua paisagem sonora e sua atmosfera humana. Retornando ao Brasil em 2012, Paula ampliou o espectro de ação da plataforma Projeto Co para a pesquisa de dança em espaço urbano e passou a contar com outros artistas atuando como intérpretes em suas criações. Assim a Cia Projeto Co começou a atuar no Brasil, construindo sua história mais especificamente na região do ABC Paulista. A história da bailarina com o ABC Paulista ainda incluem passagens e trabalhos com a Secretaria de Cultura de São Bernardo do Campo, Centro Livre de Artes Cênicas (CLAC), ELD – Escola Livre de Dança, além de fazer parte da Coordenação Pedagógica na Escola de Dança de São Paulo/Fundação Theatro Municipal , entre outros trabalhos.
Olhar para espaços já conhecidos e ressignificá-los através de uma experiência corporal é a proposta destas caminhadas que tem a dança como fio condutor. Serão admitidos até 16 participantes por passeio, e as inscrições para a atividade devem ser feitas pelo email projetoco@gmail.com até o dia 15 de março.
ROTEIRO 1 – PASSEIO DAS PRAÇAS
(atividades para tardes de sábado)
Dias 18 de Março e 02 de abril às 15h – 2h de duração com lanche incluso – Ponto de partida – Praça Santa Filomena
Ponto de chegada – Praça Lauro Gomes
ROTEIRO 2 – PASSEIO DAS PEDRAS
(atividades para manhãs de domingo)
Dias 19 de Março e 03 de abril às 10h – 3h de duração com lanche incluso – Ponto de partida – Rua Marechal Deodoro, nº 515 (em frente a tecelagem Vitória)
Ponto de chegada – Praça Lauro Gomes