Parceria entre Educação e Saúde para combater Aedes deve alcançar 100 mil pessoas

Ações educativas nas escolas têm como objetivo mudar padrões de comportamento de forma duradoura

O combate ao inimigo número um da população, o mosquito Aedes aegypt, teve um significativo reforço em Santo André. Todos os alunos da rede municipal de ensino da cidade – composta por 52 Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental), 32 creches e 5 centros públicos de formação profissional – estiveram envolvidos com o combate aos focos do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zica vírus.

O combate atingiu escolas, mas também a casa e a comunidade onde as crianças vivem.

Segundo o secretário de Educação, as ações alcançaram diretamente cerca de 36 mil alunos – de até 10 anos, e alunos da Educação de Jovens e Adultos e dos cursos profissionalizantes – matriculados na rede, mas a estimativa é de que o alcance seja muito maior. “Contando com os pais e as mães, bem como os irmãos desses estudantes, pretendemos atingir mais de 100 mil pessoas, além das comunidades em volta das unidades. É uma parcela muito significativa da população da cidade”, frisou.

“Com a entrada da educação nesse trabalho, acredito que vamos virar esse jogo. Isso porque a base está na mudança de comportamento. Afinal todos sabem quem é o mosquito, qual o nome, os principais problemas, onde ele se cria, mas muitas vezes não se toma providência pois não é uma prática diária das pessoas. Isso só vai acontecer com a mudança de hábito, e isso a gente só faz quando começa, ainda pequenos, a se atentar para essas coisas, mudar práticas e hábitos também de quem está a nossa volta”, disse o secretário de Saúde.

A rede municipal de ensino é composta por 32 creches, 51 Emeiefs (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental), cinco CPFPs (Centros Públicos de Formação Profissional) e 11 CESAs (Centros Educacionais de Santo André), sendo que cada unidade vai desenvolver atividades lúdicas educativas e ações de prevenção nas escolas, podendo utilizar os recursos da Secretaria de Saúde.

Escolas desenvolverão atividades lúdicas para sensibilizar as crianças sobre a importância da prevenção

Escolas desenvolverão atividades lúdicas para sensibilizar as crianças sobre a importância da prevenção