Os municípios da região integrarão neste sábado (30), a mobilização da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza A, causada pelo vírus H1N1. Ao todo, 126 postos de vacinação receberão uma carga adicional de 40 mil doses de vacina para atender a população em seis cidades do ABC (Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra).
Em Diadema, onde os postos não abrem aos sábados, a vacinação prossegue na segunda-feira (2). A vacinação objetiva reduzir os casos da doença, controlando o número de complicações geradas.
A campanha segue até o dia 20 de maio nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e é destinada apenas aos grupos prioritários de maior risco: crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes e mães no pós-parto, idosos com mais de 60 anos, profissionais da saúde, povos indígenas e pessoas especiais ou portadoras de doenças crônicas e outras doenças que comprometam a imunidade. No sábado, além das 40 mil doses, serão utilizados os estoques remanescentes de vacinas das unidades por conta da antecipação da imunização para grupos vulneráveis desde o início de abril.
O Consórcio Intermunicipal Grande ABC, por meio do Grupo de Trabalho Saúde, criou uma Sala de Situação Regional para acompanhar os casos de gripe tipo A, com participação de representantes das sete cidades do ABC.
Entre as orientações do grupo para a população que não pertence aos grupos prioritários está a adoção de cuidados mínimos e essenciais para evitar a contaminação com medidas de higiene básica, como lavar as mãos e usar lenços descartáveis ao tossir.
“A principal forma de evitar o contágio da gripe é com informação. Não há necessidade de as pessoas se apavorarem”, afirma o coordenador do GT e secretário de Saúde de Santo André, Homero Nepomuceno Duarte.