Subiu de 26 para 28 o número de casos confirmados de gripe Influenza A causada pelo vírus H1N1 na última semana no ABC. Desse total, foram registrados 8 óbitos de moradores da região, contra 7 apontados no balanço fechado no dia 26 de abril. O balanço foi apresentado na última terça-feira (3) pela Sala de Situação criada pelo Consórcio Intermunicipal Grande ABC para acompanhar os registros da doença nas sete cidades.
O número de casos suspeitos cresceu de 567 para 657 notificações envolvendo a Síndrome Respiratória Aguda Grave. Esses números contabilizam doentes com SRAG, a partir de internação na rede de saúde de cada cidade, com quadro caracterizado por febre, tosse ou dor de garganta e dificuldade para respirar, sinais que indicam a possibilidade de agravamento dos sintomas.
No último levantamento, o município de São Bernardo do Campo registrou 237 casos suspeitos de SRAG, seguido de Santo André (199), Diadema (90), Mauá (50), São Caetano do Sul (38), Ribeirão Pires (40) e Rio Grande da Serra (3). Foram considerados somente números relativos de residentes em cada cidade.
Já o aumento das confirmações de gripe A na região ocorreu novamente com o registro de novos casos em Santo André, onde o total de doentes passou de 9 para 11. A Sala de Situação Regional foi criada neste mês pelo Consórcio, e tem coordenação do Grupo de Trabalho Saúde da entidade.