Palavras do Vereador Cidão do Sindicato
Apresentei recentemente, alguns projetos que vão de encontro a essa realidade, que muitos de uma forma ou de outra procuram esconder ou fazerem de conta que não é com eles.
Após pesquisas realizadas por minha equipe de trabalho a meu pedido, junto a saúde mental de nossa cidade e em outros municípios, descobrimos o quanto São Caetano do Sul é, ou melhor, era carente desse tipo de assistência ou melhor dessa prova de respeito amor e carinho para com todos aqueles que precisam e utilizam-se desses tratamentos especiais.
Conversando, debatendo e dialogando com as famílias e com associações e instituições que atuam nessa área, criamos os projetos de lei “de volta para casa”, destinado às pessoas com transtornos mentais desinstitucionalizadas, protocolado na câmara municipal de São Caetano do Sul sob. O número 4319 de 07 de agosto de 2015, mas que também abrange métodos e formas de tratamentos direcionados e humanizadas em nosso município.
Com a finalidade de se estabelecer um dia determinado ao objetivo de chamar à atenção para ele e, a partir daí, fornece informações sobre o assunto. Sendo assim também criei o Projeto de Lei que trata sobre o “Dia da Saúde Mental”, projeto este protocolado sob o número 6886 de 30 de novembro de 2015. Com o objetivo de se debater e questionar de que maneira nossos munícipes usuários da Saúde mental de nossa cidade podem e devem ser melhor atendidos.
Pela primeira vez em nossa história, sediamos em nossa cidade o Fórum Popular de Saúde Mental do Grande AB CDMRR. Graças ao trabalho incansável da minha equipe e do apoio do Sindicato dos Metalúrgicos de São Caetano do Sul, no dia 26 de agosto de 2015 os munícipes de nossa cidade juntamente com os responsáveis da Saúde mental de São Caetano do Sul e da direção da ONG de Volta pra Casa trocamos ideias a respeito da Luta Antimanicomial e do que estava sendo feito na região e principalmente em nosso município para reverter essa situação vergonhosa, pois nem mesmo um Hospital dia para esses usuários nossa cidade não possuía.
Para quem não sabe, nossa cidade possui uma das Equipes de Saúde Mental, mais bem preparadas do Estado de São Paulo. Não só eu, mas todas as famílias e os próprios usuários da Saúde mental de São Caetano do Sul, vemos com muita alegria e até um certo orgulho de nossos moradores a inauguração da nova sede do CAPS.
Prioridade para quem mora aqui. Este é o conceito perseguido pela Prefeitura de São Caetano do Sul na oferta de serviços de Saúde.
Fruto da atenção e do compromisso com os moradores da cidade, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Dr. Ruy Penteado será inaugurado neste sábado (21/5), às 10h30, na Rua dos Castores, 60, Bairro Mauá. Toda a população está convidada a participar do evento e conhecer mais este grande presente.Com o CAPS, São Caetano ganha novos serviços, como o Hospital Dia para pacientes com transtornos mentais e as oficinas terapêuticas, além de ações que eram pouco desenvolvidas, como atividades físicas e de lazer.
Outros serão ampliados: psicoterapia individual e em grupo, terapia ocupacional individual e em grupo, grupos educacionais, atendimento psiquiátrico e distribuição de medicamentos. Tudo em demanda espontânea ao munícipe, sem a necessidade de agendar.