Ação integra compensação ambiental do Drenar, programa de combate às enchentes da Prefeitura
Para garantir maior segurança a motoristas e pedestres e reduzir o número de acidentes de trânsito, a Prefeitura de São Bernardo segue com a estratégia de reduzir a velocidade máxima permitida de importantes vias da cidade. Essa alteração, agora, foi feita em trechos das avenidas Pery Ronchetti e Luiz Pequini, onde a velocidade foi de 60 km/h para 40 km/h, e na Avenida Nova Lions, de 60 km/h para 50 km/h. Apesar da velocidade máxima já ter sido alterada, infrações começarão a ser multadas apenas em julho. Até lá, os motoristas serão informados da novidade por meio de faixas e banners.
Implementadas pela Secretaria de Transportes e Vias Públicas, as ações são adotadas com base em características técnicas e condições do trânsito local. “São realizados estudos de engenharia que levam em conta o número de acidentes e colisões e a contagem de veículos e de pedestres”, explicou Maurício Pereira, diretor do Departamento de Engenharia de Tráfego.
Nas avenidas Pery Ronchetti e Luiz Pequini, as novas velocidades regulamentadas também foram adotadas em função de obras no córrego Saracantan e da construção do corredor de ônibus Leste-Oeste. Pereira explicou que o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê redução automática onde há obra urbana. De acordo com ele, ao final das intervenções, os viários terão outra configuração e, portanto, vão exigir novos estudos de velocidade. “Apesar disso, velocidades baixas, de 30 km/h ou 40 km/h, são obrigatórias em locais próximos a escolas, hospitais ou onde há travessia de pedestres”, acrescentou.
Também houve a instalação de nova sinalização nas mesmas vias, com placas regulamentadoras, faixas e banners informativos.
Até que a população se acostume com a nova velocidade, os radares ficarão desligados. Já as notificações ocorridas entre abril e maio deste ano, com velocidade acima de 40 km/h e abaixo de 60 km/h, serão canceladas sem a necessidade de recurso por parte dos condutores, conforme determinado pelo prefeito Luiz Marinho. Essas multas não foram enviadas para o sistema do Detran e nem para cobrança e, portanto, não geraram pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Já na Avenida Nova Lions, o trecho onde houve a redução de velocidade vai desde o encontro com a Avenida 31 de Março até o Viaduto Paolo Lazzuri, local que tem quatro alças de acesso, que criam sete fluxos de direção. “Com isso, os carros se entrelaçam e formam congestionamentos por causa de paradas, freadas e até colisões. Com a nova medida, o trânsito terá mais fluidez e os motoristas vão percorrer o corredor ABD e a Lions em menos tempo”, disse.
Neste ano, a velocidade reduzida de 70 km/h para 60 km/h foi adotada na Avenida 31 de Março. Outras que operam com velocidade reduzida são a Avenida Senador Vergueiro, Faria Lima, João Firmino e Lauro Gomes, todas com limite permitido em 50 km/h, com trechos de 40 Km/h próximos a escolas e hospitais, conforme determina o código de trânsito.
Pereira destaca que as medidas adotadas para o trânsito de São Bernardo também estão relacionadas com outras obras e intervenções que estão sendo realizadas na cidade pela Prefeitura.
Jurubatuba – A partir de segunda-feira (6) haverá estreitamento temporário da Rua Jurubatuba entre a Rodoviária João Setti e a Rua José Pelosini. A faixa de rolamento central ficará interditada durante toda a semana em função das obras do Drenar, no Centro, maior programa de combate às enchentes já realizado no município.