A Pinacoteca de São Bernardo, no Jardim do Mar, recebe, a partir de hoje, às 17h, três exposições: ‘Paisagens de São Bernardo’; ‘Ruídos Escritemas’, de Alcindo Moreira Filho; e ‘Prati’, de Eugênio Prati. As mostras ocupam as salas superiores do prédio. Em ‘Paisagens de São Bernardo’, 21 artistas apresentam seus diferentes olhares sobre a cidade em 37 telas e desenhos, que retratam do Centro à região do pós-balsa. As obras fazem parte do acervo permanente da Pinacoteca.
Nadir Moro, um dos artistas com obra na exposição, mora há mais de 40 anos no Baeta Neves e se diz contente em poder apresentar seu trabalho. “É um momento especial. A mostra retrata a nossa cidade e suas mudanças de diferentes formas”, explica.
Alcindo Moreira Filho traz à Pinacoteca o conjunto de trabalhos denominado ‘Ruídos Escritemas’, que, segundo o artista, “é a filosofia de ver letras em algumas imagens e tentar lê-las”. Ele, que expõe pela primeira vez na Pinacoteca, apresenta trabalhos que exaltam materiais, como madeira e ferro, ressignificados.
A mostra ‘Prati’, do artista italiano Eugênio Prati, apresenta desenhos e telas do acervo da Pinacoteca e algumas da coleção da família do artista. O italiano, que chegou ao Brasil em 1926, produziu desenhos, esculturas e pinturas e atravessou a efervescência de momentos importantes da história da arte, como o Modernismo e o Futurismo.