O autor Plínio Camillo participa neste sábado, dia 20, da leitura dramática de textos de seu livro Outras Vozes – contos sobre o negro escravizado no Brasil, recentemente lançado pela 11 Editora (R$ 45,00). O evento denominado Sarau Outras vozes em voz alta será realizado das 13h30 às 16h na Casa da Palavra Mário Quintana, em Santo André.
Feliciana, Heitor, Balbina, João Criolo, Guilhermina e outros tantos fortes personagens da obra de Camillo ganharão voz na leitura compartilhada, que contará com as participações do próprio autor e seus familiares.
“Trata-se de uma forma de explorar as características do texto com novas formas de apresentá-lo ao público”, comenta o autor. “A verbalização dos contos em leitura permitiu descobrir nuances que não tive ao escrevê-los”, completa.
O autor também venderá seu livro no local, ao preço de R$ 45.
A obra
Outras Vozes mistura ficção a fatos reais, em 33 contos, e dá ao negro do período escravocrata uma voz dissonante, situando-o como protagonista, ora o oprimido, ora o opressor. Temas sobre os quais pouco se fala na historiografia oficial, como a grande presença de negros muçulmanos na Bahia, são tratados de forma bastante original.
Em narrativas que muitas vezes flertam com a sonoridade do poema, Plínio Camillo transporta o leitor a variados cenários e enredos, desde a vinda dos navios negreiros e o trabalho nas fazendas até os alforriados que exerciam ofícios nas cidades.
Zulmira, que teve os seus filhos vendidos, Ifigênia, a cozinheira desdentada, João Criolo, o escravo faiscador, Antônio, o negro alforriado são alguns dos personagens do livro, que traz também contos inspirados em fatos reais da história brasileira, como o que relata o flagelo do alufá Bilal Licutan, um dos líderes da Revolta dos malês de 1835, condenado a 24 dias de açoites.
O livro está à venda na loja virtual da 11 Editora (www.11editora.com.br).