Aprovado por 97% dos usuários, programa realiza em média 175 mil atendimentos por dia, totalizando 512 milhões desde sua criação
O Programa Poupatempo, um dos serviços públicos mais eficientes e utilizados pela população, está comemorando 19 anos de funcionamento. Criado em 1997 pelo ex-governador Mario Covas, o Poupatempo é aprovado por 97% dos usuários.
Nestas quase duas décadas de funcionamento, foram realizados 512,2 milhões de atendimentos nas 72 unidades fixas e no Poupatempo Móvel. Somente este ano, foram realizados 38 milhões de atendimentos, com uma média de 175 mil por dia ou 4 milhões por mês.
A consistência do serviço reside na fórmula de reunir em um só local uma ampla gama de serviços prestados por diferentes órgãos públicos à população, com agilidade e sem burocracia.
Nas unidades do Poupatempo, é possível providenciar documentos como RG, renovar e regularizar a situação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), regularizar a documentação do veículo, verificar a situação da contas de água e luz, ente outras dezenas de serviços prestados.
O primeiro posto inaugurado foi o da Sé, que atende mensalmente 182 mil pessoas. Em média, passam pela unidade 8 mil cidadãos por dia.
Entre os serviços mais procurados, estão os do IIRGD, do Detran.SP, da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho e da Secretaria da Fazenda.
Além desses, o posto Sé oferece atendimento dos Correios, do Procon, da Jucesp, Sabesp, correspondente bancário para pagamento de taxas de serviços prestados na unidade e uma unidade do AcessaSP, programa de inclusão digital do Governo do Estado. Desde sua inauguração, a unidade da Sé fez 53,7 milhões de atendimentos.
Poupatempo em números
Somando os atendimentos em todos os postos Poupatempo nesses 19 anos, foram emitidos 47,8 milhões de RGs, 26,3 milhões de Licenciamentos de veículos, 24,3 milhões de CNHs e 12 milhões de Carteiras de Trabalho.