As pessoas que completaram 60 anos após o início da campanha de vacinação, em maio, devem procurar as UBSs
A vacinação contra a gripe foi estendida até o dia 11 de outubro em São Bernardo do Campo. Nesta etapa final da campanha, iniciada em maio, o principal foco é a população acima de 60 anos de idade. Até o momento, 74,9% da população nessa faixa etária recebeu a dose da vacina, abaixo da meta de 80% preconizada pelo Ministério da Saúde. A vacina, que é gratuita, está sendo aplicada de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, nas 32 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município.
A chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica, Cândida Kirschbaum, destaca que as pessoas que completaram 60 anos após o início da campanha de vacinação também devem procurar as UBSs. A vacina protege tanto contra a gripe comum quanto contra a Influenza A H1N1, conhecida como gripe suína.
“Mesmo aqueles imunizados no ano passado devem tomar a dose, uma vez que o vírus da gripe muda de ano para ano. Crianças que completaram seis meses dentro desse período também precisam receber a medicação, já que passaram a integrar um dos grupos indicados para a vacinação”, cita.
A vacina gratuita contra a gripe é direcionada a idosos, gestantes e crianças de seis meses a dois anos. A medida se estende ainda a trabalhadores da saúde (79,76% já se vacinaram) e pessoas com doenças crônicas. A medicação contra a gripe suína é recomendada também para transplantados e usuários crônicos de ácido acetilsalicílico (analgésico, antiinflamatório, antipirético).
Serviço – O endereço das UBSs está disponível no site www.saobernardo.sp.gov.br. Informações pelos telefones 4128-7745 e 4128-7758.