A Escova de Garrafa é uma árvore exótica nativa da Austrália e Oceania, que se adaptou muito bem ao Brasil pode ser encontrada no Parque Escola. (Foto: Gisele Bomfim - Parque Escola)

Oficina de novembro promove contato com a natureza no Parque Escola

Neste mês de novembro o Parque Escola, espaço dedicado à educação ambiental e à sustentabilidade, traz na sua programação um oficina que vai agradar em cheio quem gosta da natureza mas, vivendo em uma grande cidade como Santo André, se distanciou dela. É a oficina de Princípios Básicos de Identificação Botânica, que acontece no dia 18 de novembro, e é voltada para o público em geral.

Isso porque, apesar do nome complicado, a atividade possibilitará que o participante aprenda mais sobre plantas brasileiras, conheça as características de árvores como pitangueira, a paineira, o urucum, pau-brasil e outras, e até mesmo espécies de outros continentes que se adaptaram muito bem ao clima do Brasil.

“Nosso objetivo, ao desenvolver esta oficina, é proporcionar às pessoas a oportunidade de conhecer mais sobre as árvores e ter uma experiência muito agradável de contato com a natureza”, explicou a bióloga Gisele da Silva Bomfim, que juntamente com a bióloga Jéssica Aline da Costa, desenvolveu a oficina.

As duas profissionais serão responsáveis por também proporcionar aos participantes o passeio na trilha que atravessa o bosque do Parque Escola, espaço de 50 mil m2, formado em grande parte por vegetação nativa da Mata Atlântica.

A programação de novembro traz ainda oficina para ensinar a fazer sabonete de glicerina com ervas medicinais, no dia 11 de novembro, e a oficina de informática básica, que tem quatro dias de duração (15, 17, 22 e 24) com turmas no período da manhã e da tarde.

Já estão abertas também as inscrições para a primeira oficina de dezembro, sobre Orquídeas. A atividade que acontece já no primeiro dia do mês, irá apresentar espécies de orquídeas com foco na orquídea Vanilla, que dá origem a essência baunilha.