Serviço itinerante ajuda usuários que são atendidos em seus bairros de origem

Serviço itinerante facilita compra e recarga do Cartão Legal em SBC

Desde junho, serviço esteve em 10 bairros e atendeu seis mil usuários do transporte público da cidade

O sistema itinerante do Cartão Legal realizou seis mil atendimentos até novembro, seis meses após o serviço começar a ser oferecido. O balanço do período superou a expectativa inicial, de 600 atendimentos por mês.

O serviço de bilhetagem eletrônica é resultado de parceria entre a Prefeitura de São Bernardo, por meio da Empresa de Transporte Coletivo (ETC), o Cartão Legal, empresa especializada na implantação e gerenciamento desse tipo de bilhete, e a SBCTrans, a concessionária do transporte coletivo na cidade.

Por meio do sistema itinerante do Cartão Legal, um micro-ônibus envelopado da SBCTrans estaciona em diversos pontos da cidade e leva serviços até o consumidor, que pode recarregar ou requisitar o bilhete eletrônico.

Lançada em junho deste ano, o objetivo da iniciativa é proporcionar agilidade e comodidade para quem usa transporte coletivo. O cartão também oferece segurança ao usuário, que não precisa se locomover com dinheiro para pagar as passagens.

Durante os seis meses de funcionamento do serviço itinerante, o micro-ônibus da SBCTrans esteve em 10 locais: Taboão, Rudge Ramos, Centro, Praça Brasil, Sacolão Saúde, Paço, Vila São Pedro, Jardim Laura, Riacho Grande e Área Verde.

Os pontos foram definidos após mapeamento que identificou onde havia maior demanda. O veículo fica uma semana em cada região, com exceção da Praça Brasil, que tem agenda fixa na primeira semana de cada mês por apresentar grande demanda permanentemente.

Os próximos endereços onde o serviço estará podem ser acompanhados no site do Cartão Legal, www.cartaolegal.com. Em cada região, o atendimento é feito das 10h às 16h, mas pode ser alterado se houver necessidade.

A partir de dezembro, os usuários terão opção de requisitar para que o serviço vá até seu bairro por meio do site do Cartão Legal. “Queremos cada vez mais estar perto do consumidor e ajudar para que ele não precise se deslocar para um dos pontos fixos de venda ou recarga”, disse Rodney Freitas, diretor do Cartão.

Postos fixos – Além do sistema itinerante, o Cartão Legal conta com postos fixos para a emissão de cartão e compra de créditos: na loja do Cartão legal, na Rua Marechal Deodoro, 769, e no Terminal Rodoviário João Setti, na Galeria Lauro Gomes, ambos no Centro; e no Terminal Teresa Suster, no Riacho Grande.

O Cartão Legal opera com nove modalidades de atendimento, todos emitidos gratuitamente: Vale-transporte, Cidadão, Empresarial, Escolar, Social, Sênior, Especial, Especial Acompanhante e Criança Cidadã. Desde o início da implantação do sistema de bilhete eletrônico em São Bernardo, em 2009, foram emitidos 430 mil cartões para todas as categorias.

De posse do cartão, o usuário também tem a opção de fazer a recarga pelo aplicativo Recarga Agora, que funciona nos sistemas operacionais Android e IOS. O crédito mínimo é de R$ 7,6.