A Pinacoteca de São Bernardo foi contemplada pelo Programa de Ação Cultural do governo do Estado (Proac), por meio de edital aberto para preservação museológica. O prêmio, de R$ 75 mil, será usado na reforma dos espaços destinados à reserva técnica e laboratório de conservação de acervo. O projeto concorreu com diversos outros apresentados por museus do Estado, e o resultado foi anunciado na última semana. Assim que a verba foi liberada, os serviços serão executados imediatamente.
Segundo o curador da Pinacoteca Thomas Pacheco, a verba possibilitará que o público conheça mais sobre o acervo, que conta com obras de grandes artistas, reconhecidos até internacionalmente. “Temos obras de artistas muito bons e conhecidos, como Luiz Sacilotto, Maria Irene Ribeiro e Daniel Melin”, aponta.
Para concorrer à verba do Proac, o projeto deve ser apresentado por representante da sociedade civil. No caso da Pinacoteca, a iniciativa surgiu de parceria entre o curador e a historiadora Priscila Xavier. Ainda colaboraram com o texto Luana Aparecida Neves Severiano, bibliotecária; João Delijaicov Filho, curador da Pinacoteca; Jeferson dos Santos, agente de biblioteca e arquivo; e Marcelo Oliveira Koch, auxiliar de biblioteca e arquivo.
A Pinacoteca de São Bernardo é o maior espaço de exposição permanente de arte moderna e contemporânea da região do ABC. Seu acervo conta, hoje, com 1.382 obras, de 518 artistas – quando foi inaugurado, em 1980, tinha apenas 77. As peças são mantidas na própria Pinacoteca, em local com acesso restrito e desumidificadores de ar.
No local, além de exposições, são desenvolvidas ainda atividades e oficinas gratuitas na Biblioteca de Arte, laboratório de fotografia e auditório. Graças a uma parceria com a Secretaria de Saúde, usuários de Centros de Atenção Psicossocial (Caps) da cidade também utilizam as instalações para realizar trabalhos terapêuticos.
Uma das metas da Pinacoteca é valorizar a cena cultural da região: 181 artistas do acervo são do ABC.