Trabalho antecipado ajuda a diminuir focos do mosquito da dengue em S. Bernardo

Com a antecipação dos trabalhos de combate ao aedes aegypti, o Centro de Controle de Zoonoses de São Bernardo registrou queda no número de focos do mosquito transmissor da dengue no município.

Em 2015, foram localizados 2.577 focos do mosquito em todo município, sendo que neste ano, até o momento, foram contabilizados 1.044 focos. “Faltando cerca de 30 dias para o encerramento do ano, já podemos afirmar que houve uma redução significativa em relação ao ano passado”, destacou a coordenadora de Controle da Dengue, Éricka Avibar.

A coordenadora acredita que a diminuição na quantidade de focos está atrelada à união de ações que estão sendo realizadas no município e a uma maior colaboração da população. “Antes havia muita recusa para o ingresso das equipes nos domicílios. Hoje, além de mais receptivos, os moradores estão mais atuantes no combate a possíveis focos”, disse.

Além disso, mais uma vez, as ações de combate a dengue foram antecipadas de novembro para agosto, com o trabalho casa a casa por parte dos agentes de controle de zoonoses sendo reforçados em bairros considerados estratégicos. “Isso ocorreu principalmente nas divisas do município, como no bairro Taboão, e em locais onde houve registro de muitos casos da doença, como Alvarenga e Jordanópolis, que terão equipes neste final de semana”, explicou.

Em todos os sábados as equipes reforçam o trabalho e também retornam às áreas onde foram encontradas muitas casas fechadas na semana.