O Consórcio Intermunicipal do Grande ABC realizou sua primeira reunião ordinária de 2017, na qual definiu por unanimidade seu presidente para o atual mandato: o prefeito de São Bernardo Orlando Morando, tendo Lauro Michels, de Diadema, como vice-presidente.
O primeiro encontro também definiu, a adoção de austeras medidas financeiras. A principal foi a redução pela metade do repasse das prefeituras ao Consórcio, de 0,5% para 0,25%, pelos próximos 90 dias, respeitando o atual momento de contenção de despesas das administrações municipais.
“É uma atitude de profunda austeridade, que vai gerar economia às prefeituras, mas visando um melhor planejamento para manter o Consórcio em pleno funcionamento. Vejo como uma atitude extremamente responsável”, afirma o prefeito José Auricchio Junior.
Morando explicou que internamente os cargos comissionados serão reduzidos pela metade, de dez para cinco, e todos os contratos passarão por revisão. O atual presidente do Consórcio informou ainda que as sete cidades estão inadimplentes quanto ao repasse. “O valor será repactuado, vamos estudar a forma desse pagamento”, disse.
Outra medida é a suspensão da transferência de recursos à Agência de Desenvolvimento do Grande ABC, mas nesse caso foi por conta de apontamento do Tribunal de Contas. O Consórcio subsidiava 49% das despesas da Agência.