Documento tem como objetivo contribuir para a padronização do processo de abrigamento nas sete cidades
O Consórcio Intermunicipal Grande ABC apresenta, na próxima quarta-feira (22), o protocolo de procedimentos do Programa Casa Abrigo Regional Grande ABC, reforçando as políticas de combate à violência contra a mulher na região. Elaborado pelo Conselho Gestor da iniciativa, o documento tem como objetivo contribuir para a padronização do processo de abrigamento nas sete cidades.
O evento inclui a apresentação do trabalho realizado pelo Casa Abrigo, desde a dinâmica para o abrigamento das mulheres até seu desligamento do serviço.
A apresentação é direcionada para delegados, secretários de Segurança Pública, guardas civis municipais, centros de referência especializados em atendimento e assistência a mulheres em situação de violência e representantes de serviços que atuam na questão da violência contra a mulher.
Os participantes receberão os documentos relacionados ao Programa Casa Abrigo, como protocolo de procedimentos, cadastro regional de abrigamento, termo de ciência e termo de responsabilidade.
Iniciativa do GT Gênero, o Casa Abrigo é mantido pelo Consórcio para atender mulheres das sete cidades em situação de violência doméstica ou familiar, juntamente com seus filhos menores de 18 anos. Desde sua criação, em 2003, o programa já recebeu cerca de 700 mulheres e 1200 crianças e adolescentes. Em 2015, recebeu a Medalha Ruth Cardoso em reconhecimento à luta pelos direitos da mulher. Antes disso, em 2011, foi um dos cinco programas vencedores do “III Prêmio Chopin Tavares de Lima”, na categoria de ‘’Novas Práticas Municipais”.