O espetáculo “A Peste”, inspirado em obra de Albert Camus e com adaptação de Celso Correia Lopes, estreia neste sábado (25/03), às 20h, no Teatro Timochenco Wehbi, em São Caetano do Sul. A peça é resultado do processo de montagem da Turma 56 da Fundação das Artes e tem direção artística de Sérgio de Azevedo. A temporada segue até 20 de maio.
Uma das obras de Camus que serviu de inspiração é “Estado de Sítio”, sobre o qual o próprio autor disse: “Quis atacar frontalmente um tipo de sociedade política que se organizou, ou se organiza, à direita ou à esquerda, de modo totalitário”. Já o diretor Sérgio de Azevedo afirma que esta é “uma obra que revela nosso tempo e as mazelas de um século que parece nos arrastar para um passado que imaginávamos não mais existir”.
Dois grandes desafios foram definidos para o projeto: adaptar a obra de Albert Camus, dando visibilidade a outros personagens (são 23 no total) criados pelos próprios atores e desenvolver uma obra musical específica para a peça, afirma Celso Correia Lopes, dramaturgo que adaptou o texto e compôs letras para as músicas inéditas. “Foi um desafio que decidimos enfrentar”, afirma Nadia Beyeler, uma das atrizes do grupo. A “Banda da Ilha” conta com piano, clarineta, guitarra, contrabaixo, percussão, violão e outros instrumentos. A musicista Mica Matos completa o grupo.
“A Peste” marca a formatura da Turma 56 da Escola de Teatro. Formada por nove atores e atrizes, a turma teve a oportunidade de encenar autores dos mais diversos estilos e períodos artísticos, passando por processos colaborativos, investigações cênicas e autores como Arthur de Azevedo e Tennessee Williams.
A Escola de Teatro da Fundação das Artes, além das temporadas de montagem, leva ao público, a cada fim de período letivo, os exercícios cênicos que resultam do processo didático-criativo de cada semestre que compõe o curso. Ao total são sete semestres. Além disso, a Escola participa de mostras e festivais proporcionando ao aluno o intercâmbio com outros profissionais e alunos e a oportunidade de conviver e apresentar com novas plateias.
Serviço:
Teatro Timochenco Wehbi (Fundação das Artes) – R.Visconde de Inhaúma, 730 – N. Gerty – São Caetano do Sul
Temporada: 25 de março a 20 de maio
Ingressos: de R$ 10 a R$ 20
Informações: (11) 4239.2020