Ministério das Cidades assegura continuidade do Plano de Mobilidade Regional do Consórcio

Entidade obteve autorização para prosseguimento dos 21 projetos em benefício das sete cidades

O Ministério das Cidades garantiu a continuidade do desenvolvimento do Plano de Mobilidade Regional, elaborado pelo Consórcio Intermunicipal Grande ABC. Ricardo Caiado, diretor do Departamento de Mobilidade, averiguou o andamento da iniciativa, apresentado pela entidade regional, e autorizou o prosseguimento dos 21 projetos propostos, elaborados a partir da obtenção de recursos federais.

A reunião foi primordial para estabelecer metas, visto que em 2016, o Ministério cancelou mais de uma centena de projetos em todo o país, mas o projeto do Grande ABC, ganhou aval para prosseguir, e no decorrer de 2017, já serão desenvolvidos básicos para viabilização de futuras obras integrando o transporte coletivo no ABC.

No total são 21 projetos no grande ABC prioritários: corredor Guido Aliberti / Lauro Gomes / Taioca (Santo André, São Bernardo e São Caetano do Sul); corredor Alvarenga / Robert Kennedy / Couros (Diadema e São Bernardo); corredor Leste-Oeste, também englobando Diadema e São Bernardo; e corredor Sudeste, englobando Santo André, São Caetano, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande.

O Consórcio protocolou ainda um novo pedido de recursos para adequação de outros projetos de mobilidade elaborados para a região à Linha 18 – Bronze do Metrô.