Durante o fim de semana, equipes realizaram ainda a demolição de ponte que cedeu e retiraram material da antiga estrutura
A vistoria feita na avenida dos Estados, próximo à avenida Antônio Cardoso pela administração, para vistoriar foi para coordenar a abertura de novo viário que funcionará exclusivamente para o transporte público, incluindo a rede de trólebus, principal prejudicada com sua rede elétrica devido a destruição da ponte.
Em ações rápidas o departamento de engenharia de Santo André conseguiu fazer uma intervenção em dois dias e foi concluída com instalação de semáforos, asfaltamento e sinalização, além do processo de retirada dos escombros para que seja possível preparar o local para a construção de uma nova ponte.
As equipes da Prefeitura trabalham na preparação da obra, que está sendo realizada com equipe e recursos próprios. O chefe do executivo andreense frisou ainda que esteve em contato com a chefe da Casa Militar, que capitaneia a Defesa Civil do Estado, para viabilizar a liberação de recursos para outra etapa da ponte. “Vamos trabalhar em conjunto. Liguei para a chefe da Casa Militar para solicitar ajuda estadual. Vamos usar nosso contrato de manutenção, com verba da Prefeitura e do Estado, sendo que a parte estrutural e preparação para a obra será com contrato próprio, os tabuleiros laterais, contaremos com o Governo do Estado”, destaca.
Para não ter mais problemas pontuais como este (destruição da ponte), estão sendo feito diagnósticos de todas as pontes da avenida dos Estados.
A estimativa da Prefeitura é de que o contrato emergencial seja assinado ainda nesta semana. Não há previsão de término da construção da nova ponte, nem valores, até que seja definida a documentação necessária.