Jorge Salgado, Presidente da APAE São Caetano do Sul, solicita a criação de um Centro Integrado de Saúde e Educação da Terceira Idade (CISE) para a preservação da saúde física e mental do idoso que possui mobilidade reduzida, bem como, deficiência física e intelectual.
O envelhecimento traz consigo inúmeras transformações no corpo do idoso; e a diminuição do desempenho físico talvez seja o mais percebido pelas pessoas. Isso porque na terceira idade o organismo já não é como antes; os corpos não são mais tão flexíveis e os movimentos não são tão ágeis. As articulações perdem mobilidade e elasticidade.
Certos indivíduos da terceira idade possuem a reserva funcional tão baixa, que atividades cotidianas aparentemente fáceis (banhar-se, vestir-se e alimentar-se sozinho) tornam-se bastante difíceis.
Todos sabem que a prática de atividades físicas para quem têm dificuldade de locomoção, deficiência física e intelectual é de grande eficácia, pois, quanto mais exercícios físicos fizerem, mais o corpo corresponde e o retorno será uma vida mais saudável, independente e prazerosa.
Portanto de acordo com Salgado, este projeto visa principalmente, melhorar as condições de vida desta parcela da população, que merece todo respeito e acessibilidade.