Prefeitura cria novo Sistema Integrado de Atendimento para Câmara Municipal

Programa visa facilitar cotidiano dos vereadores e munícipes trocando o uso do papel pelo meio eletrônico

Para agilizar o dia a dia e facilitar o trabalho entre o Executivo e Legislativo, a Secretaria de Administração e Modernização, em parceria com o Departamento de Tecnologia da Informação da Prefeitura de Santo André, apresentou na Câmara Municipal na última terça-feira (25) o novo Sistema Integrado de Atendimento (SIA). O programa consiste em dinamizar os pedidos encaminhados através dos gabinetes, possibilitando que os responsáveis cadastrem os requerimentos e afins diretamente no sistema. Além de acompanhar os pedidos e criar relatórios, otimizando o cotidiano, a Prefeitura efetuará economia ao trazer o projeto de modo eletrônico, sem mais usar o papel. Cerca de 5 mil processos por mês são disparados pelas equipes dos vereadores.

“Este sistema traz um processo eficiente, moderno e ágil para registrar as demandas dos vereadores. O programa é fácil de usar e irá diminuir o custeio, ajudando no uso inteligente do recurso público”, comentou o secretário adjunto de Administração e Modernização, Pedro Seno.

No sistema, o usuário poderá atender o munícipe de forma rápida, registrando a reclamação/pedido e acompanhando o andamento da ocorrência. Os serviços ficarão concentrados em um mesmo local, trazendo respostas mais precisas. O programa já estará em funcionamento a partir do mês de maio.

“Há uma gama de situações que ficarão mais ágeis com este sistema, ajudando não só o trabalho dos vereadores, mas principalmente a vida dos munícipes. O desenvolvimento do sistema internamente entre os departamentos gerou uma economia de até R$ 1 milhão, caso contratássemos de algum serviço terceirizado”, disse Renato Garcia, diretor de modernização. O SIA continuará em estudos e atualizações para posteriormente ser utilizado também nas atividades realizadas no plenário da Câmara Municipal.

Outro ponto em que a Prefeitura de Santo André está atualizando o processo é na gestão de documentos. Atualmente, 880 mil processos estão armazenados em um galpão, sem espaço e passando por deterioração. Já foi iniciada confecção de uma tabela de temporalidade, passando os documentos do papel para o sistema eletrônico e assim eliminando os itens antigos.