Boa parte dos exames foram realizados no complexo municipal Maria Braido

Secretaria da Saúde de S.Caetano zera fila de exames por imagem

Durante esta semana a Secretaria de Saúde de São Caetano comemorou uma meta que estava sendo perseguida desde o primeiro dia da atual administração, conseguiu zerar a fila de exames por imagem que estava em atraso, num total de 17.068 pedidos de tomografia, ultrassom e mamografia que esperavam por atendimento desde o ano passado.

O programa Intensivão de Saúde agendou todos os exames e, durante 35 dias, 8.353 pessoas compareceram para a realização dos procedimentos.

Dentro do mesmo programa, também foi zerada a espera por cirurgias ginecológicas. Foram realizadas intervenções como histeroscopias, laparoscopias e correção de incontinência urinária, além de cirurgias gerais, como de hérnia e orificial. Ainda em andamento, o programa realiza consultas em dermatologia e cardiologia.

No caso dos exames por imagem, o número de faltas foi de cerca de 50%. “O absenteísmo já ocorre mesmo nos exames de rotina. No caso da fila de espera tende a ser maior, porque muitos se antecipam e resolvem em laboratórios privados ou por outros motivos acabam desistindo”, afirma Regina Maura Zetone, secretária de Saúde.

No total foram agendados 13.750 ultrassons e realizados 6.538. Já das 2.550 tomografias agendadas, foram realizadas 1.386. E os números de mamografia são: 768 agendadas e 429 realizadas.