Moeda Verde recebe mais de 200 kg de recicláveis

No terceiro dia de troca no Núcleo dos Ciganos, volume de material entregue pela população aumenta

Na quarta-feira (20), no terceiro dia do projeto Moeda Verde, que troca recicláveis por alimentos hortifrúti, o volume de material recolhido e entregue pelos moradores do Núcleo dos Ciganos superou a marca de 200 kg. Na primeira troca, foram 75 kg e, na segunda, 150 kg.

Ao entregar 5 kg de resíduos recicláveis ao Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), o morador leva para casa 1 kg de alimento fresco doado do Banco de Alimentos de Santo André. Na quarta-feira, as sacolas saíram cheias de manga, batata, espinafre, couve e beterraba.

O projeto Moeda Verde tem como objetivo sensibilizar os moradores da cidade, especialmente os que vivem em comunidades carentes, para a importância da separação dos resíduos úmidos e secos e do consumo consciente. Ele foi implantado como piloto no final de novembro no Núcleo dos Ciganos, em Utinga, onde vivem cerca de 800 famílias. O local abrigava o pior ponto de descarte irregular de resíduos da cidade, hoje já transformado em estacionamento. Agora, o resíduo que sujava as ruas e poluía o ambiente segue para a reciclagem adequada.