Local recebe equipamentos de alta tecnologia em concurso promovido pelo Governo de São Paulo para pessoas com deficiência visual
Transformar a biblioteca em um espaço de uso público para todas as pessoas. Com este objetivo em mente, a Prefeitura de São Bernardo, por meio da Secretaria de Cultura, inaugurou, na quarta-feira (24), o Espaço Braille na Biblioteca Malba Tahan (Rua Helena Jacquey, 208, Rudge Ramos). Trata-se de um segundo local para atendimento aos deficientes visuais na cidade, que conta com um espaço similar na Biblioteca Monteiro Lobato, há 20 anos.
Isso só foi possível porque a biblioteca foi uma das contempladas em um concurso promovido pelo Governo do Estado para receber equipamentos de alta tecnologia para pessoas com deficiência visual. Com investimento total de R$ 80 mil, o kit conta com um computador, ampliador automático, scanner leitor de mesa, teclado ampliado, mouse estacionário, software de voz sintetizada para atuação com o software leitor de tela NVDA, display braile e impressora braile. No total, 62 bibliotecas em todo o estado receberam os kits.
Para a agente de biblioteca e arquivo, Cristiane Rufino, que também é deficiente visual e responsável pelos Espaços Braille das bibliotecas Malba Tahan e Monteiro Lobato, a vinda desses equipamentos irá fazer a diferença para os deficientes visuais e pessoas com baixa visão. “Esse kit dará mais autonomia, pois dará acesso a todo o acervo da biblioteca tanto por meio da leitura braile como pelo áudio”, finalizou.