São Bernardo promove Fique Sabendo para incentivar diagnóstico rápido do vírus HIV

Além das 32 UBSs, a população poderá fazer os exames nos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTAs)

De 22 de novembro a 1º de dezembro, a Secretaria de Saúde de São Bernardo do Campo promove a campanha Fique Sabendo – Tire o peso da dúvida. A finalidade é incentivar a realização de testes de HIV e, paralelamente, combater o preconceito e o medo do exame, que pode identificar precocemente a infecção pelo vírus da Aids.
O encerramento será no dia 1º de dezembro, quando é celebrado o Dia Mundial Luta contra a Aids. Em São Bernardo, o evento será no Parque da Juventude Città Di Maróstica (Av. Armando Ítalo Setti, 65, Centro), em frente ao Paço Municipal. Nesse dia, ocorrerão algumas ações de prevenção do Programa Municipal de DST/Aids e Hepatites Virais, em parceria com a Coordenação de Ações para a Juventude (Cajuv).
Já nas 32 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade, serão efetuados exames sorológicos para o HIV, de segunda a sexta-feira, seguindo os horários de funcionamento de cada UBS. A relação das unidades de saúde está disponível no site www.saobernardo.sp.gov.br.
A população também poderá fazer os exames nos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTAs) do município, onde estarão disponíveis os testes rápidos de HIV e Sífilis. Em 2011, foram feitos 2.449 exames de HIV, Hepatites B e C e Sífilis. Para esta edição, está prevista a mesma quantidade.
Atualmente, cerca de 200 pessoas são testadas mensalmente nos CTAs, sendo na maioria homens que se expuseram a alguma situação de risco. Entre os tipos de exposição mais comuns, figura o público que não faz uso do preservativo em suas relações sexuais (cerca de 95,77%). A faixa etária prevalece entre 15 e 44 anos de idade.
Atendimento – O CTA Central está localizado na Avenida Armando Ítalo Setti, 402, Salas 309 e 310, e atende das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira. Já o CTA Alvarenga funciona dentro da UBS Alvarenga, localizada na Estrada dos Alvarenga, s/nº, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.
Dos casos atendidos de janeiro a outubro de 2012, 158 foram encaminhados para tratamento de alguma doença sexualmente transmissível, sendo que 67 apresentaram exame positivo para o HIV.
Além das ações de prevenção realizadas pela Secretaria de Saúde, o Programa Municipal de DST/Aids e Hepatites Virais oferece tratamento para mais de 2 mil pessoas convivendo com HIV, por meio do Serviço de Atenção Especializada. A equipe interdisciplinar reúne médicos infectologistas, ginecologista, urologista, psiquiatra, psicólogos, nutricionistas, farmacêuticos, fisioterapeutas, enfermeiros e auxiliares de enfermagem.