Processo de modernização dos veículos municipais incluirá entrega de outras dez unidades ainda em fevereiro
Entrou em circulação em São Bernardo mais um lote de dez novos ônibus zero-quilômetro, que irão reforçar as linhas municipais da cidade a partir deste mês. Todas as unidades são dotadas de acessibilidade, conexão wi-fi, ar-condicionado, tomadas USB, TV a bordo e nova comunicação visual. O objetivo é oferecer mais conforto, segurança.
A previsão é que ainda em fevereiro a cidade passe a contar com mais dez novas unidades para atendimento às linhas do bairro Rudge Ramos, em substituição aos modelos mais antigos ainda em circulação. “Há pelo menos dez anos a cidade não recebia ônibus novos. Temos cobrado da concessionária, a SBC Trans, e os próximos dez serão entregues em um prazo muito curto, ainda antes do processo de licitação da nova concessão”, destacou o prefeito Orlando Morando.
Com capacidade para até 105 passageiros, os veículos zero-quilômetro entram em circulação para substituir modelos micro com maior tempo de uso, conforme detalhou o presidente da Empresa de Transporte Coletivo, Ademir Silvestre. “Tentamos em um primeiro momento acabar com os microonibus, que são veículos com menor capacidade. Por isso apostamos nos modelos Midi, que têm tamanho e qualidade superior”, afirmou Silvestre. A troca dos micro-ônibus por veículos Midi disponibilizou aos passageiros 12 assentos a mais e um amplo espaço em comparação aos modelos anteriores.
Ainda neste ano, o município deverá passar a contar 25 unidades de modelos articulados e adaptados com porta à esquerda e piso rebaixado, que irão circular nos futuros corredores exclusivos para ônibus atualmente em obras na cidade. Com capacidade para transportar 123 passageiros, sendo 43 sentados e 80 em pé, os ônibus atenderão os requisitos para circulação nas vias exclusivas que serão implantadas ainda neste ano.