Caio Funaki protocola a “Lei Lucas” em São Caetano do Sul

Tramita nas comissões da Câmara Municipal de São Caetano do Sul projeto de lei do vereador Caio Funaki que pede a realização de cursos de desengasgo e primeiros socorros aos professores e demais funcionários da rede pública e privada que mantenham contato direto com alunos. O objetivo da proposta é orientar os profissionais que trabalham diretamente com crianças e adolescentes a fim de capacitá-los no atendimento em casos de acidentes.

Como justificativa, o projeto de nº 457/2018, protocolado em 8 de fevereiro, cita o trágico acontecimento que vitimou o garoto Lucas Begalli Zamora, de 10 anos. O acidente ocorreu em 29 de setembro de 2017, durante uma excursão realizada pelo colégio em que o menino estudava. Lucas sofreu um engasgo com um pedaço de salsicha e, segundo relatou a mãe, Alessandra Begalli Zamora, ele não recebeu os primeiros socorros de forma rápida e adequada. “Quando o socorro médico chegou ao local, já o encontrou em morte cerebral e ele veio a falecer dois dias depois” lamenta Alessandra, que, através do endereço #VaiLucas encabeça campanha em nível nacional para aprovação de lei que permita que eventuais acidentes que requerem primeiros socorros sejam solucionados ou tenham suas consequências amenizadas por quem esteja por perto.

“É importantíssimo para o nosso município a aprovação de um projeto como esse, muito fácil de aprender como fazer o procedimento de desengasgo, pode salvar a vida de uma criança, precisamos aprovar esta lei no intuito de evitar novas e lamentáveis tragédias como essa”, conclama o vereador.