O governador Geraldo Alckmin foi à sede do BID em Washington para assinar contrato com o Banco Interamericano de Desenvolvimento

Alckmin garante financiamento para conclusão do Rodoanel Norte

Contrato de US$ 70 milhões foi assinado na sede do BID e promove diversificação na fonte de recursos para a obra, sem acréscimo no valor

Em viagem aos Estados Unidos, o governador Geraldo Alckmin foi à sede do BID em Washington, para assinar contrato com o Banco Interamericano de Desenvolvimento que garante financiamento de US$ 70 milhões para a conclusão das obras do Rodoanel Norte.

Além dos US$ 70 milhões já garantidos, Alckmin protocolou outro pedido de US$ 223 milhões em financiamento para as obras do Rodoanel – igualmente sem acréscimo no valor total e com o objetivo de diversificar as fontes de recursos.

“Duas boas notícias. Acabamos de assinar com o BID, aqui em Washington, um financiamento de US$ 70 milhões para o Rodoanel Norte. Estamos na última fase já para entregar o Rodoanel. E encaminhamos dois pleitos, já em fase final, para mais US$ 223 milhões para o Rodoanel Norte e US$ 111 milhões para o metrô linha 5”, disse Alckmin em entrevista à jornalistas. “Obra gera muito emprego e vai melhorar a mobilidade e a qualidade de vida na Região Metropolitana de São Paulo. E melhora a logística de acesso ao maior aeroporto brasileiro, em Guarulhos, e ao maior porto do país, em Santos”, ressaltou.

O investimento internacional é especialmente importante no contexto de retração dos aportes que estavam previstos por parte do governo federal, que originalmente deveria arcar com 33% do custo total da obra. No entanto, até hoje, a União repassou apenas 13% do valor do empreendimento.

O Rodoanel Norte terá 44 km de extensão e interligará os trechos Oeste e Leste. Tem início na confluência com a Av. Raimundo Pereira Magalhães, antiga estrada Campinas/São Paulo (SP-332), e termina na intersecção com a Via Presidente Dutra (BR-116). O trecho prevê acesso à rodovia Fernão Dias (BR-381), além de uma ligação exclusiva de 3,6 km para o Aeroporto Internacional de Guarulhos.

A expectativa é que o tráfego de passagem, sobretudo o de caminhões, seja distribuído e desviado para o entorno da Região Metropolitana de São Paulo, melhorando o fluxo nas marginais e, consequentemente, o trânsito dos veículos de transporte coletivo. Estima-se redução de 23% do volume diário médio de caminhões na Marginal Tietê, o que representa uma diminuição de 18,3 mil caminhões por dia após a conclusão da obra.

Portas para estações de Metrô

Na reunião com o BID, Alckmin ainda solicitou autorização para remanejar US$ 111 milhões de dólares em financiamentos já aprovados junto à instituição financeira para a instalação de portas-plataforma em 37 estações das Linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha do Metrô. O empréstimo foi originalmente solicitado para bancar componentes de manutenção e operação da Linha 5-Lilás. No entanto, com o sucesso na concessão da operação da linha no início deste ano, estes itens foram absorvidos pela nova concessionária.

Diante disso, o Estado pleiteia a utilização do saldo remanescente do empréstimo para aumentar a segurança dos usuários, instalando portas nas plataformas de embarque e desembarque das estações mais antigas. O Estado já pediu autorização da Assembleia Legislativa para alterar a finalidade do empréstimo.