Acidente coloca à prova o serviço integrado de emergência de S. Caetano

A integração do SOS Cidadão 156, serviço de emergências de São Caetano do Sul, passou por um teste real no último fim de semana. A queda de um homem que pintava um prédio no Bairro Cerâmica exigiu um atendimento conjunto do socorro pré-hospitalar do município com o Corpo de Bombeiros e o helicóptero Águia, da Polícia Militar. O resultado foi positivo.

A ocorrência se deu na manhã de sábado (17), quando o pintor de 36 anos se desequilibrou e caiu de uma altura de 6 metros. O serviço 156 foi acionado por moradores e chegou ao local em torno de cinco minutos. A ação de atendimento mobilizou a ambulância, cuja equipe prestou os primeiros socorros, e os bombeiros. A gravidade dos ferimentos indicou que a vítima fosse transferida com máxima urgência para o Hospital das Clínicas de São Paulo pelo helicóptero do Grupamento de Radiopatrulha Aérea da PM (grupo Águia).

Importante

Os casos que chegam ao 156 são avaliados e classificados por cores de acordo com a gravidade de cada um. Esse procedimento é utilizado para que os acidentes que exigem maior urgência sejam atendidos em menor tempo. Casos em que o paciente apresente sinais estáveis tendem a ter um tempo maior de espera. Por isso, a coordenação do SOS Cidadão 156 afirma que solicitar o serviço é um ato de consciência e cidadania. O morador deve ser honesto e preciso em seu relato ao ligar para o 156.