A Prefeitura de São Caetano do Sul acaba de lançar o Programa de Endoscopia e Cirurgia Bariátrica, a cidade foi a primeira do país, em 2008, a oferecer esse procedimento com recursos do próprio município, porém houve uma interrupção em 2013. E, agora, o programa volta ampliado e modernizado.
Em evento na última quarta-feira, 4, no Cise João Nicolau Braido, o prefeito José Auricchio Jr. falou que o cumprimento desse compromisso tem exigido um enorme trabalho de reorganização.
“Demoramos pouco mais de um ano porque a organização é complexa e precisa ser muito bem planejada para se garantir toda a segurança aos pacientes. Fomos pioneiros em 2008 e, mesmo dez anos depois, ainda somos a única cidade a oferecer esse tratamento à população”, afirmou o prefeito.
169 candidatos à cirurgia passarão por novas avaliações nos próximos dias e todos serão reclassificados por índice de massa corpórea e haverá prioridade aos casos mais graves, respeitando-se a ordem cronológica. Outros 150 novos pacientes também passarão por uma equipe multidisciplinar formada por endocrinologistas e outros profissionais da área. O programa terá capacidade de realizar sete cirurgias por mês, totalmente custeadas pela Prefeitura.
Já revitalização do Centro Cirúrgico do Hospital Márcia Braido está em sua fase final com equipamentos modernos e tudo apropriado para atender aos pacientes com obesidade.
Endoscopia
Outra novidade é a endoscopia bariátrica. O Centro de Endoscopia Dr. Odair Manzini também integra o programa de obesidade e alguns pacientes, de acordo com suas condições clínicas e de massa corpórea, poderão ser encaminhados para o procedimento de endoscopia bariátrica.