Secretárias Regina Maura e Janice Paulino

Crianças com dificuldade de aprendizagem ganham programa de apoio em S. Caetano

Prefeitura firma parceria com Coruja Educação e Instituto ABCD, que vão aplicar R$ 2,5 milhões nos próximos dois anos

Um programa intersetorial, envolvendo as Secretarias de Educação e de Saúde de São Caetano do Sul, em parceria com as organizações Coruja Educação e Instituto ABCD, vai monitorar e atuar junto às crianças com risco de dificuldade de aprendizagem. Serão atendidos os alunos do Ensino Fundamental I da rede municipal.

Os professores da rede já estão passando por capacitações e, a partir do próximo dia 21, começam as avaliações dos 6.685 alunos das 17 escolas cobertas pelo convênio. As crianças que apresentarem dificuldade de aprendizagem receberão acompanhamento individualizado.

“São Caetano tem um trabalho nesse sentido com o CTNEN (Centro de Triagem Neonatal e Estimulação Neurossensorial), mas realmente faltava uma ação dentro das escolas. É um complemento importante para que nossa educação tenha ainda mais qualidade”, afirma a secretária de Educação, Janice Paulino Cesar.

Já a secretária de Saúde, Regina Maura Zetone, destaca a intersetorialidade do programa. “Essa ação em conjunto beneficia o futuro da cidade, pois para a educação e a saúde evoluírem é preciso este novo olhar”, afirma.

Parceiros

A realização do projeto é possível graças à parceria com a Coruja Educação e Instituto ABCD, que trazem o conceito de atuação e vão aplicar R$ 2,5 milhões até 2020, sendo R$ 956 mil só neste ano. Segundo Mônica Weinstein, diretora da Coruja Educação, a escolha de São Caetano do Sul foi estratégica. “A Prefeitura aqui tem um olhar para a criança do ponto de vista integral”, diz Mônica.

A representante do Instituto ABCD, Ana Luiza Navas, falou da união de esforços das organizações com a Prefeitura. “São Caetano tem um trabalho muito interessante em saúde e educação e, com este programa, se tornará um exemplo para outros municípios”, acredita.

Programa

Trata-se de um monitoramento e desenvolvimento da aprendizagem de leitura e matemática, por meio de um protocolo de resposta à intervenção pedagógica em três níveis: prevenção, intervenção precoce e remediação dos problemas de aprendizagem.