Um mauaense faz verdadeiras obras de arte que estão espalhadas em vários países (EUA, Portugal, Itália, Japão, Suíça e tantos outros). Trata-se do artista Sidney Matias, que possui um acervo único de mosaicos, pinturas, esculturas e outras formas de arte criadas desde a infância. Aos 16 anos de idade ele recebeu o primeiro prêmio e ao longo dos anos ele ganhou outras dezenas, inclusive internacionais.
A administração Um Novo Tempo convida a todos a conhecer a mostra “30 anos de arte” deste primoroso artista. A abertura da exposição aconteceu na Pinacoteca localizada dentro do Teatro Municipal, no último dia 18.
Entre suas diversas formas de arte, o mosaico genuíno italiano é um dos trabalhos mais difíceis de serem realizados. É uma técnica milenar que pode ter até 80 mil partículas milimétricas, cortadas e assentadas uma a uma, além disso, uma obra demora em média de seis a oito meses para ser finalizada e pode ser elaborada com diversos materiais como: ouro, platina e cristais. Mal dá para acreditar que Sidney começou a desenhar calçadas com carvão porque seus pais não tinham condições de comprar material de pintura.
Uma de suas obras de grande sucesso foi a “Perpétua Virgindade”, segundo a crítica de arte especializada norte-americana, a obra foi a primeira no mundo sobre Maria mãe de Jesus em trabalho de parto. Foi objeto de estudos e exibida em universidades dos Estados Unidos. A peça também ilustra o livro “O parto humanizado”, do médico Hugo Sabatino, literatura médica internacional.
Outra imagem que chocou a crítica foi a obra “Extinção”, que participou do Rio + 20 e fará parte da campanha do Greepeace. Hoje em dia, seus trabalhos estão expostos em universidades, embaixadas, museus, catedrais, igrejas e até em acervos de celebridades.
A mostra gratuita vai até 15 de junho e pode ser vista das 9h às 17h. Agendamento de grupos para visitação serão bem-vindos!