São Caetano do Sul sedia 1ª Copa das Federações de Tênis em Cadeira de Rodas no Brasil e tem atleta de ponta

São Caetano do Sul foi a cidade escolhida para sediar a 1ª Copa das Federações de Tênis em Cadeira de Rodas, competição oficial da Confederação Brasileira de Tênis (CBT) e que acontecerá no São Caetano Esporte Clube (SCEC), no Bairro Fundação, de 13 a 16 de junho. Marcos de Oliveira Vasconcelos, paratleta do São Caetano/ CR Tennis Academy/ Selj/ Sedef, é uma das esperanças de bons resultados no torneio na Categoria Open (paraplégicos), que contará jogadores de Tênis em Cadeira de Rodas de 19 estados.

Aos 42 anos, Vasconcelos treina no SCEC há 6 anos e ostenta o 1º lugar no ranking do Estado de São Paulo, 6º do Brasil e 142º do Mundo. Aos 24 anos, sofreu um assalto e recebeu quatro tiros, sendo que um deles atingiu sua coluna e o deixou paraplégico. Foram cerca de sete meses de depressão, até receber o convite para acompanhar um dia de basquete sobre cadeira de rodas com um amigo, fato que mudaria sua vida.

“Inicialmente, me apresentaram ao basquete sobre cadeira de rodas. No entanto, como sou relativamente grande (disse, aos risos), mal cabia na cadeira especial para o basquete. Foi, então, que me indicaram fazer tênis e, desde então, nunca mais larguei o esporte”, revelou Vasconcelos.

‘CELEIRO DE CRAQUES’

“O São Caetano Esporte Clube/ CR Tennis Academy é um dos únicos clubes capacitados 100% a receber atletas e competições de Tênis em Cadeira de Rodas, com quatro quadras totalmente acessíveis. Por isso, a CBT escolheu São Caetano do Sul para sediar a primeira competição de nível nacional”, afirma Cássia Thereza Lorenzini, coordenadora de Tênis de Campo da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (Selj) de São Caetano do Sul.

Até por conta da estrutura que oferece, o SCEC conta em seu quadro de paratletas outro grande nome do Tênis em Cadeira de Rodas. Trata-se de Lúcio Shiguemi Umeki, 38 anos, 3º lugar do ranking do Brasil na Categoria Quad (tetraplégicos).