Nova exposição da Fundação Pró-Memória celebra o verão

Nova exposição da Fundação Pró-Memória celebra o verão

Piquenique ocorrido em Santos, em 11 de outubro de 1936. Na foto, A. Bento de Araújo e seus amigos da General Motors do Brasil. Presume-se, pela foto, que a maioria dos trajes de banho eram alugados pelo hotel Bella Vista (ao fundo), pois todos contém a inscrição com o nome do mesmo. (Foto: Acervo/Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul)

Nesta sexta-feira (21/12), a Secretaria Municipal de Cultura (Secult) da Prefeitura de São Caetano do Sul e a Fundação Pró-Memória abrem a exposição Sobre a areia, no Salão Expositivo do Espaço Verde Chico Mendes (Avenida Fernando Simonsen, 566 – Bairro São José).
Como forma de celebrar o verão, a mostra apresenta imagens de famílias de antigos moradores de São Caetano em piqueniques no litoral sul paulista. Os piqueniques, ou convescotes, eram uma atividade bastante popular no início da década de 1930, entre os moradores da cidade. As famílias costumavam se reunir com mais frequência do que atualmente.
As praias do José Menino e do Gonzaga eram as prediletas dos grupos. Mesmo estando localizadas em áreas de acesso mais difícil, já que para atingi-las era preciso tomar um bonde na Estação de Santos, o sacrifício valia a pena. Ora os clubes, ora as famílias, organizavam caravanas de trem e alguns de carro para alcançar as esperadas praias. Muitas empresas locais chegavam a fretar trens especiais para seus funcionários realizarem as excursões.
Neste período, era costume alugar roupas de praia e havia cabines onde colocá-las. Era divertimento especial que poucos tinham oportunidade de participar, quer pela distância de São Caetano, quer pelas condições econômicas das famílias naquela época.
A exposição combina com as férias e com o calor e apresenta fotografias do acervo iconográfico do Centro de Documentação Histórica da Fundação Pró-Memória da cidade. São momentos das décadas de 1930 e 1940, e mais recentes, dos anos de 1960 e 1970.
A mostra fica no espaço até o dia 15 de fevereiro de 2013. O horário de visitação é o mesmo de funcionamento do parque: de terça a domingo, das 6h às 22h. Mais informações na Fundação Pró-Memória, pelo telefone 4221-9008.