Santo André passou a viver um clima ainda mais esportivo nesta semana com o início da 62ª edição dos Jogos Regionais, contando com 25 cidades participantes e 22 diferentes modalidades. As disputas seguirão até o próximo dia 13. Mais de cinco mil atletas, vindos de municípios da Grande São Paulo e Baixada Santista, estarão em diversas competições pela cidade. Aproximadamente 20 escolas estão disponíveis para alojar os competidores.
A abertura oficial dos Jogos foi realizada na quarta-feira (4) em cerimônia no ginásio principal do Complexo Esportivo Pedro Dell’Antonia, contando com a presença ilustre do multicampeão de skate, Sandro Dias. Conhecido como “Mineirinho”, o skatista é nascido em Santo André e acendeu a pira olímpica.
“O esporte integra, faz com que as políticas públicas se efetivem de melhor forma, gerando bons cidadãos. A presença de todas essas cidades aqui é para nós motivo de muito orgulho. Santo André tem uma tradição esportiva muito forte, presente em várias áreas, graças aos esforços da nossa gestão e a uma grande parceria com o Governo do Estado”, afirmou o prefeito Paulo Serra.
Atletas e dirigentes dos municípios participaram do desfile com os respectivos uniformes e bandeiras, sendo recebidos pelas autoridades presentes. Já o mascote do evento foi batizado de Penacho, referência ao gavião-de-penacho, animal que faz parte da fauna da região de Paranapiacaba. Outras atrações esportivas e culturais também rechearam a cerimônia de abertura, que contou com apresentações do Grupo de Ginástica da ASSEDEC (Associação Educacional, Esportiva e Cultural), Núcleo Sphera Ritmus, Orquestra Locomotiva e alunos da rede municipal de ensino de Santo André.
O prefeito Paulo Serra lembrou ainda dos investimentos em esporte que serão realizados pela administração. “É de um simbolismo muito grande Santo André ser sede dos Jogos Regionais, no momento em que conseguimos cerca de R$ 9 milhões para investir no esporte da cidade. Vamos reabrir a piscina do Complexo Esportivo Pedro Dell’Antonia, reformar os ginásios e construir um grande Centro Olímpico de Skate”, complementou.