São Bernardo realiza show da virada com homenagem ao centenário de Luiz Gonzaga

Haverá a apresentação de seis bandas nordestinas da região, além da grande atração da noite, o Trio Nordestino e a aguardada queima de fogos

Para encerrar 2012 em grande estilo, a Prefeitura de São Bernardo do Campo realiza, pela primeira vez, uma festa de Réveillon na Esplanada do Paço Municipal. O show da virada programado para animar o público será em homenagem aos 100 anos do cantor e compositor Luiz Gonzaga. No dia 31 (terça-feira), a partir das 17h, no palco do espaço “Natal Iluminado”, haverá a apresentação de seis bandas nordestinas da região, e a grande atração da noite, o Trio Nordestino, além da aguardada queima de fogos.
Apresentando várias vertentes da cultura nordestina, os primeiros grupos a subir ao palco são ‘Um amor de forró’, às 17h e ‘Marcos Bastos’, às 18h, que apresentam um repertório variado com arranjos ao som de teclados.
Já às 19h, é a vez do show irreverente e de improviso dos repentistas João Heleno, Zé DonDon e Luiz Gonzaga, e Adão Fernandes e João Dotô, que cantam canções de poetas conhecidos e de Luiz Gonzaga.
Também no estilo do improviso, o poeta e cordelista Moreira de Acopiara sobe ao palco às 20h, com seu show de caatingas do sertão baiano. Às 21h, será a vez de Fabrício Ramos com músicas regionais e, às 22h, com um estilo bem tradicional do forró brasileiro, sobe ao palco Irmãos do Baião.
O Trio Nordestino, a grande atração da noite, está programado para se apresentar às 23h, com um show de levantar poeira. Para festejar a entrada do ano novo, à meia-noite começa a esperada queima de fogos, que terá aproximadamente 15 minutos de duração.
O Paço Municipal fica na Praça Samuel Sabatini, 50, Centro.
Estrutura – Para garantir a comodidade e diversão do público, o local contará com uma praça de alimentação com comidas típicas, doces, salgados, sucos e refrigerantes, entre outras iguarias. Também haverá uma estrutura com 10 banheiros químicos – providos de equipamentos de acessibilidade – espalhados por toda a área do evento.
A segurança será garantida pela presença da Guarda Civil Municipal, Polícia Militar e seguranças particulares. Uma brigada de Bombeiro Civil e unidades do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) também estarão no espaço.
O transporte público adotará esquema especial para atender os passageiros. Agentes da Empresa de Transporte Coletivo (ETC) vão monitorar os pontos de ônibus da região central e colocar veículos à disposição do público no sentido bairro, conforme a demanda.
Trio Nordestino – O Trio Nordestino é o autêntico representante do forró pé de serra e da boa música popular brasileira. Criado em 1958, na cidade de Salvador, o grupo iniciou a formação clássica do forró com um sanfoneiro, um zabumbeiro e um triânguleiro, para dar o toque especial. Seus fundadores ganharam a benção de Luiz Gonzaga e hoje chega aos 54 anos de tradição tocando o verdadeiro forró-pesado. O grupo já gravou músicas com grandes representantes da música popular brasileira: Fagner, Alceu Valença,Bezerra da Silva, Elba Ramalho Dominguinhos,Alcione,Flavio José, Santana, Genaro, Silvério Pessoa, Zeca Baleiro, Estakazero, Adelmário Coelho,Luiz Caldas,Targino Gondim entre outros.
Rei do baião – Luís ‘Lua’ Gonzaga ‘Gonzagão’ do Nascimento foi um compositor popular brasileiro, conhecido como o Rei do baião. Foi uma das mais completas e importantes figuras da música popular brasileira. Cantando acompanhado de sua sanfona, zabumba e triângulo, levou a alegria das festas juninas e dos forrós pé de serra, bem como a pobreza, as tristezas e as injustiças de sua árida terra, o sertão nordestino, ao resto do País, numa época em que a maioria desconhecia o baião, o xote e o xaxado.