Reunião define metas de campanha

Samuel Oliveira

Samuel Oliveira

28 de Julho

Parece que o grupo formado pelo prefeito José Auricchio para alavancar a campanha de seu filho Thiago, a Assembleia Legislativa, já está completo, tanto que não precisou nem convidar a imprensa para divulgar a reunião e as diretrizes do que realmente vai acontecer daqui para frente. No local, foram reunidos a nata da política sancaetanense, se assim pode-se dizer, que engloba vários segmentos que estavam dispersos e comungavam com outros ideais e foram reunidos em torno de um único objetivo. Dentre os inúmeros simpatizantes convocados de São Caetano e região e se fizeram presentes, não faltaram alguns adversários de campanhas anteriores, que se uniram para eleger um candidato que realmente vá trabalhar pela cidade. Esteve na reunião até ex-pré-candidatos que abandonaram suas candidaturas, para encampar a de Thiago Auricchio. A maior adesão da semana foi a do prefeito de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão que deu seu total apoio a candidatura.

Correndo contra o tempo

O presidente do Legislativo mauaense, Admir Jacomussi e os advogados de seu filho, o prefeito afastado da cidade, Atila Jacomussi, corre contra o tempo, para reverter a sentença da justiça que barrou a entrada do prefeito nas dependências da prefeitura, que tem como atual mandatária interina a vice prefeita Alaíde Damo. Um dos motivos que o leva a ter pressa, é para ver se ainda consegue realizar seu intento e sair candidato a deputado estadual. A batalha jurídica é grande, garante Admir, que não perde a esperança de levar de volta Atila para o governo do município. Enquanto isso, a interina, está trocando todo o comando da casa, colocando seus principais aliados em postos e secretarias chaves da administração, isso porque de início nem queria assumir o posto por causa de seus afazeres domésticos, segundo alegou há pouco mais de dois meses atrás.

Orlando Morando em São Caetano

O prefeito de São Bernardo do Campo e presidente do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, Orlando Morando, esteve em São Caetano na última terça-feira, em reunião que marcou o lançamento da candidatura a deputado federal pelo PSD, do ex-vereador Fabio Palacio. Adversário político do atual prefeito de São Caetano nas últimas eleições, Palacio, quer uma vaga na Câmara Federal e deve ter parceria em sua caminhada da primeira dama de São Bernardo, Carla Morando. O evento teve a presença de cerca de 300 participantes, e a grande presença em nível estadual, foi da presidente do PSD Mulher Alda Marcantonio. Candidato ao governo do Estado pelo PSDB, João Doria e amigo do prefeito Morando, declinou de convite por ter outros compromissos.

Alckmin quer Carla Morando como candidata

O presidencial pelo PSDB, Geraldo Alckmin, dias atrás endossou o nome da primeira dama de São Bernardo, Carla Morando para concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa nas próximas eleições de outubro. Segundo Alckmin, “A Carla faz parte de uma nova geração na política. Eu sou um entusiasta da participação da mulher na política, tem mais sensibilidade, garra. A Carla tem experiência na área da Saúde, é fisioterapeuta, além de ter feito um trabalho extraordinário à frente do Fundo Social (de Solidariedade, discorreu Alckmin em entrevista a um jornal diário. “Sei que ela seria uma representante muito forte do Grande ABC e vai ao encontro do que defendo, o voto distrital ou distrital misto, para fortalecimento de regiões. Vejo com entusiasmo se ela (Carla) quiser sair candidata.” – Sua candidatura foi homologada na última quinta-feira pelo presidente do PSDB, Fernando Leça.

Vandalismo em parque municipal

Mais uma vez, um dos parques municipais de São Caetano, foi vítima de vândalos que destruíram o patrimônio público e não foram punidos. Seria somente falta de vigilância no local ou o que falta mesmo é educação à alguns moradores da cidade que se acham donos de certas áreas e as vandalizam, sem medir as consequências e muito menos, quem pagará pelos prejuízos. Desta vez foi no Heliponto localizado no interior do Parque Chico Mendes, bem próximo as guaritas da Guarda Municipal que dá segurança a sede do governo municipal. A ousadia dos vândalos em destruir um patrimônio público se faz presente em vários pontos da cidade, e o parque, mesmo com sua segurança não conseguiu impedir a destruição. A melhor maneira de resguardar o local, é proibindo que grupos de jovens façam do local ponto de encontro, e que as reuniões, sejam restritas somente a parte baixa do parque. Quem sabe assim, eles aprendem a respeitar a propriedade alheia.

Servidores públicos de Mauá aprovam Estado de Greve

Os servidores públicos de Mauá aprovaram na quarta-feira (25), o início do Estado de Greve para manter a luta por reajuste salarial. A condição dos trabalhadores é uma das etapas que antecede a deflagração de greve. O funcionalismo também rejeitou a proposta da Prefeitura, encaminhada momentos antes da assembleia, de retomar as negociações após a vigência do decreto que declara a calamidade financeira na cidade.
Para o presidente do Sindserv, Jesomar Alves Lobo, a assembleia foi democrática e deu voz a todos que quiseram fazer uso da palavra. “Nesse momento conturbado é de suma importância escutar a categoria e o Sindicato hoje cumpriu com seu papel de representar os interesses dos trabalhadores”, ressaltou. “Muitos servidores contribuíram com sugestões que fortalecem a entidade e amplia sua aproximação com a base”, pontuou.

Contraproposta

Os servidores públicos rejeitaram a contraproposta, encaminhada pela Prefeitura, momentos antes do início da assembleia geral, de retomar as negociações após a vigência do decreto de calamidade. A categoria, no entanto, exige a continuidade das tratativas, mesmo dentro do prazo de 120 dias estipulados pela decretação.
Apesar de rejeitar a proposta em relação ao adiamento das negociações, os servidores aprovaram a majoração do auxílio alimentação para R$ 390, a partir de agosto, aos trabalhadores que recebem até três vezes o menor salário da folha. Embora os servidores tenham aceitado o incremento ao benefício, a categoria entende que trata-se de uma antecipação de um dos itens da pauta de reivindicações.

Samuel Oliveira

Samuel Oliveira

Jornalista e conta o que de melhor (ou pior) acontece nos bastidores da política da região do ABC.