Dor Aguda ou Crônica, de causa orgânica ou psicológica.
Qualquer pessoa fica muito incomodada e com raiva quando está sentido uma dor e alguém diz que a dor é psicológica. O povo (leigo) acostumou a usar a palavra “psicológica” para designar que a dor não é real ou que o paciente não está sentindo. “É coisa da cabeça”.
Para a ciência da Psicologia da Dor e na Hipnose o pensamento acima se caracteriza como uma negligência e uma falha grave. Os componentes psicológicos da dor podem tornar uma dor física (crônica ou aguda), mais intensa e ser responsável por muito sofrimento.
Na verdade, o psicológico tem o poder de aumentar a dor física e consequentemente também o poder de trazer alivio.
Mesmo as dores associadas a transtornos de humor e ditas psicológicas, são sentidas no corpo e requerem cuidados médicos e psicológicos.
A Hipnose e a Psicologia não curam a causa da dor nem substituem o médico, mas podem oferecer um método terapêutico de valor comprovado em muitos casos para aliviar e ou controlar a dor. Para buscar o controle e alívio da dor física e emocional a Hipnose utiliza quatro ferramentas muito poderosas – Relaxamento / Respiração / Mentalização / Sugestão.
A Psicologia da Dor e a Hipnose são coadjuvantes (parceiras), nos tratamentos em pacientes vítimas de dores crônicas e agudas originadas por uma causa física ou por causas de componentes psicológicos. Não há dúvida que para atingir o sucesso com o apoio psicológico/hipnoterápico o paciente deve estar sendo assistido também por uma equipe interdisciplinar.
A Psicologia da Dor e a Hipnose podem ser coadjuvantes em casos como: dor oncológica, síndrome de Fibromialgia, enxaqueca e outras.
Hipnoterapeuta: Vagner Melo (Formação em Psicologia e Pós em Psicanálise).
Workshop – Hipnose Clínica no Controle e Alívio da Dor (Público Livre).
04/08-14h. – Luz Interior – Terapias Complementares – SCS/SP – Vila Gerty
Inscrição: (11) 98145-3016 (11) 983327919